TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quimica Analitica

Pesquisas Acadêmicas: Quimica Analitica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  1.121 Palavras (5 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 5

1. Condumetria

1.1 Principio de método

No método de titulação de alta freqüência uma celular adequada, contendo o sistema químico, faz parte de, ou é acoplada a, um circuito oscilador que ressoa a uma freqüência de muitos megaherts. A medida que a composição do sistema químico muda, aterá-se a resistência (impedância) e/ou capitancia do circuito e são produzidas mudanças em características do oscilador como a frequencia, a corente de grade e a voltagem e a corrente de placa (ou anódica) e aq voltagem. Qualquer dessas quantidades pode ser medida e tomada como uma indiacação de mudança na composição do sistema químico, quando uma solução é titulada com um reagente apropriado, pode-se, geralmente, obeter curvas que mostrem uma inflexão no ponto de equivalência . As propriedades fundamentais do sistema químico que afetam as características do oscilador são a constante dielétrica e a condutividade. Uma vantagem importante do método de alta freqüência é que os eletrodos podem ser colocados fora da célula, não ficando, assim em contato direto com a solucação que analisa. As medidas podem, então, ser tomadas sem o perigo da eletrólise e da polaraização de eletrodo, ainda mais, são eliminados erros como os que resultam do recobrimento dos eletrodos por um precipitado e outros fenômenos de superfície. Uma desvantagem é que a resposta de um titrimetro de alta freqüência não é especifica, dependendo somente da condutividade e da constante dielétrica do sistema, sendo independente da identidade química dos componentes do sistema.

1.2 Aplicações

Acido forte com base forte. A condutância cai, a principio, devido a substituição do íon hidrogênio(condutividade 350, Quadro XV,1) pelo cátion adicionado(condutividade 40-80) e depois, após ter sido atingido o ponto de equivalência, ela sobe rapidamente quando são feitas adições de álcali, por causa grande condutividade do íon hidroxila (198). Os dois ramos da curva são linhas retas, desde que o volume de titulante seja desprezível, e a inteseção das duas retas da o ponto final (curva(a)). Esta titulação tem intersse pratico quando as soluções são escuras ou fortemente coloridas ou se elas são extremamente diluídas , neste último caso, dioxido de carbono devera ser previamente eliminado.

Acido forte com basce fraca. A titulação de um acido forte com uma base mais ou menos fraca pode ser ilustrada pela nutralização de ácido sulfúrico por uma solução de amônia diluída (curva (b)). O primeiro ramo do gráfico reflete o desaparecimento do íons hidrogneio durante a neutralização, mas após o ponto final o gráfico se torna quase horizontal, porque a amônia aquosa em excesso não é apreciavelmente ionizada na presença de sulfato de amônio.

Acido fraco com base forte. N a titulação de um acido fraco com uma base forte, a forma da curva dependera da concentração e da constante de dissociação k do acido. Assim na neutralização do acido acético com uma solução de hidróxido de sódio, o sal (Acetato de sódio)que se forma durante a primeira parte da titualçao tenta a reprimir a ionização do acido acético ainda presente, de modo que a sua condutância decresce. A concentração cresecente do sal tendera, no entretanto, a produzir um aumento da condutância. Em conseqüência dessas influencias opostas, a curva de titulação pode ter um mínimo, cuja posição dependera um outro desvio indefinido no ponto final e o gráfico se tornara linear após todo o acido ter sido neutralizado.

No caso de ácidos mais ou menos fortes a influencia da concentração crescente de sal PE menos pronunciada, mas a despeito disto também se experimenta alguma dificuldade na localização do exato ponto final.

Acido muito fraco com base forte. A condutância inicial é muito pequena, mas aumenta a medida que a neutralização prossegue, devido ao sal formado. Os valores de condutancia próximos ao ponto de equivalência são altos por causa da hidrolise, alem do ponto de equivalência a hidrolise é consideravelmente reduzida pelo excesso de álcali. Para determinar o ponto final, valores da condutância consideravelmente afastados do ponto de equivalência devem portanto, ser usados para extrapolação.

Acido fraco e base fraca. A titulação de um acido fraco e de uma base fraca pode ser efetuada prontamente, e frequentemente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com