TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quimica analitica

Por:   •  7/4/2015  •  Abstract  •  315 Palavras (2 Páginas)  •  606 Visualizações

Página 1 de 2

QUESTÕES

  1. O que é água dura? Quais são suas desvantagens para o consumo e para fins industriais?

R: Água dura é a água que contem sais solúveis de Ca2+, Mg2+ e outros metais. Seu uso na indústria pode causar incrustações nas tubulações e se não tratado causa entupimentos e até mesmo acidentes, como explosões nas caldeiras. Já para o consumo, além das incrustações em chuveiros, torneiras, máquinas de lavar roupa e louça, aquecedores e ferro a vapor, pode também reagir com ânions do sabão formando compostos insolúveis, o que dificulta a limpeza.

  1. O que é uma titulação complexométrica? O que é um ligante polidentado? Como ele age durante uma titulação complexométrica?

       R: A titulação complexométrica baseia-se em reações que envolvem um íon metálico M e    um ligante L com formação de um complexo estável. São úteis para a determinação de diferentes íons metálicos em solução.

             É Um ligante capaz de ocupar várias posições de coordenação. Pode ser tri, tetra, penta ou hexadentado. Age formando com íons metálicos um complexo estável que será utilizado para formar o ponto final da titulação

    3. Dê algumas propriedades importantes e aplicações do EDTA em titulações complexométricas

       R: O EDTA é um ligante polidentado (hexadentado) que tem alta afinidade com íons metálicos formando complexos super estáveis devido ao seu efeito quelante. É aplicado em titulações complexométricas para a determinação de íons metálicos.

          4.  Por que o pH do meio deve ser mantido constante durante uma titulação com EDTA?

         R: Por causa das ionizações parciais do EDTA variarem de acordo com o pH,bem como a estabilidade do complexo formado com o metal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (82.5 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com