TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quimica analitica

Por:   •  28/6/2015  •  Resenha  •  361 Palavras (2 Páginas)  •  461 Visualizações

Página 1 de 2

Volumetria de precipitação= reação que conduz a formação de um composto ouco solúvel

Argentimetria=faz o uso de soluções padrão de nitrato de praga (AgNo3) Aplicação= determinação de cloretos. Direto(mohr)= titulação com uma solução padrão de AgNo3. Metodo indireto(volaard)=a amostra contendo cloreto é tratada com uma quantidade conhecida de prata, aos a precipitação do AgCl a amostra é submetida a uma etapa de remoção do AgCl osobrenadanre resultante da etapa de separação é submetido a analise volumetrica da Ag em exesso em solução empregnado o  NaSCN como titulante e ions Fe+ como indicador

indicadores metacromicos= são agentes complexantes como o EDTA, capazes de reagir como ion metalico (M-IND) colorido. O termino da titulação é indicado pela mudança de cor da forma complexada para cor da forma livre. O complexo M-IND tem que ser menos estavel que o M-EDTA,caso contrario a reação não ocorrerá.

Metodo Direto=  a amostra é titulada diretamente com uma solução padrão de EDTA.

Mascaramento= é empregado para evtar a interferencia de um elemento na analise de outro ou quano se busca seletividade e especiação.Prrincipal aplicação, determinação da dureza da agua. Deve-se fazer duas titulações da mesma amostra, uma na presença e outra na ausencia do agente mascarante.

Titulação de Retorno= é necessaria quando o analito reage muito lentamente com o EDTA ou quando o analito não possui um indicador satisfatorio ou orecipita na ausencia do EDTA. Na titulação  de retorno o volume conhecido de amostra é tratado com uma quantidade conhecida de EDTA. Após induzir a reação e acrescentar o indicador, o EDTA em exesso é determinado volumetricamente empregando uma solução padrão de um segundo ion metalico como titulante. OBS: o ion metalico usaado na titulação não deve deslocar o complexo formado pelo analito co o EDTA ou seja dever ser menos estavel que o complexo analito EDTA.

Titulação Indireta= anios que precipitam com certos ions metalicos podem ser analisador pelo metodo indireto (Cro42- ) (S2-) (So42-) (Co32-).

Titulação de deslocamento=  aplicada para ions metalicos que não possuem indicadores satisfatorios neste procedimento o contituinte em analise é tratado com um exesso de    Mg-EDTA, apos uma etapa de deslocamento, o MG2+ deslocado é titulado com uma solução padrão de EDTA.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (41.8 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com