TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REDE DE BRAGG APLICADA NA MONITORAÇÃO DA DEFORMAÇÃO MECÂNICA DE VERNIZ ACRÍLICO DURANTE A SECAGEM

Artigo: REDE DE BRAGG APLICADA NA MONITORAÇÃO DA DEFORMAÇÃO MECÂNICA DE VERNIZ ACRÍLICO DURANTE A SECAGEM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/2/2014  •  686 Palavras (3 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 3

Os vernizes são revestimentos orgânicos poliméricos, derivados de resinas e óleos naturais ou produzidos sinteticamente. Dentre suas várias funções, destaca-se o seu efeito de proteção contra a corrosão, pois funciona como uma barreira de isolamento entre o produto e a superfície metálica da embalagem, sendo também denominados revestimentos de proteção (protective coatings). Tal proteção reduz também a migração de metais para o produto.

Sua evolução tecnológica ocorreu em paralelo com as alterações na estrutura metálica das embalagens. Ao se reduzir o teor de estanho das folhas-de-flandres, por exemplo, implicará numa maior porosidade da camada de estanho e, como conseqüência, maior será a corrosão do aço-base. Também, os problemas de sulfuração na superfície do estanho forçaram ao desenvolvimento de vernizes especiais como os óleos-resinosos com óxido de zinco, bem como o uso das folhas cromadas e de alumínio, as quais só poderão ser utilizadas para alimentos quando envernizadas.

Aspectos Legais

Os vernizes para embalagens de alimentos têm que ser do tipo sanitário, ou seja, precisam da aprovação legal que garante seu uso com relação às exigências toxicológicas. Tal exigência estabelece que todos os componentes do verniz precisam constar da lista positiva que relaciona os compostos orgânicos e inorgânicos com baixo potencial de toxicidade.

Os limites de migração deverão ser avaliados conforme as normas técnicas específicas para cada caso. O Quadro 7 relaciona alguns parâmetros e testes geralmente feitos nos vernizes para embalagens de alimentos.

Quadro 7 – Testes exigidos na aprovação de vernizes para contato com alimento.

Características Método/equipamento

-Resistência à adesão -Resistência à esterilização

-Resistência ao enxofre -Teste de porosidade

-Resistência ácida

-Inerticidade ao sabor e aroma -Resistência à temperatura de soldagem -Flexibilidade

-Espessura do filme

-Resíduo de solvente

-Teste da fita adesiva -Nenhuma absorção de água e redução da aderência a 121°C -Teste de cistina

-Teste de sulfato de cobre

-Ácido acético, lático, cítrico mais cloreto de sódio e açúcar -Após esterilização em água

-Nenhuma dissolução

-Nas operações de fabricação da embalagem -Nas medidas destrutivas e não destrutivas

-Método da lata quente

Fonte: FAO, 1986.

Tipos de vernizes

Aos primeiros vernizes desenvolvidos, cabem às resinas de origem natural, mas atualmente existe uma grande variedade dos obtidos por processos de polimerização. As principais resinas que compõem as formulações dos vernizes incluem: as oleoresinosas, as fenólicas, as epóxicas, as vinílicas, as butadiênicas e as acrílicas.

Através do ajuste da formulação, obtém-se as características necessárias à adequação do verniz aos diversos requisitos técnicos como: eficiência como barreira de proteção, flexibilidade, aderência, custo, etc. Algumas resinas são misturadas para se obter um verniz com melhor desempenho. Por exemplo, as epoxifenólicas apresentam a boa resistência ao enxofre das fenólicas e a flexibilidade das epóxicas, portanto são consideradas de uso geral no setor alimentício.

O Quadro 8 mostra as características e aplicações dos principais vernizes sanitários para alimentos.

Quadro 8 - Características e exemplos de aplicações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com