TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REDES

Trabalho Escolar: REDES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/6/2014  •  651 Palavras (3 Páginas)  •  584 Visualizações

Página 1 de 3

1) Uma rede baseada em comutação de circuitos possui vantagem(ns) sobre uma rede baseada em comutação de pacotes? Justifique a sua resposta.

Resposta: A comutação de circuitos tem uma grande vantagem sobre as redes de comutação de pacotes. Ao usar um circuito em uma rede de comutação de circuitos, você tem o circuito completo pelo tempo em que estiver usando o circuito, sem a concorrência de outros usuários. Isso não acontece nas redes de comutação de pacotes.

2) Explique os objetivos e as diferenças entre o controle de fluxo e o controle de congestionamento.

Resposta:

Controle de Fluxo – assegura que nenhum dos lados da comunicação envie pacotes rápido demais, pois uma aplicação em uma lado pode não conseguir processar a informação na velocidade que está recebendo.

Controle de Congestionamento - O termo controle de congestionamento, introduzido na Internet no final da década de 80 por Van Jacobson, é usado para descrever os esforços realizados pelos nós da rede para impedir ou responder a condições de sobrecarga. O controle de congestionamento do TCP é realizado por quatro algoritmos: Slow Start, Congestion Avoidance, Fast Retransmit e Fast Recovery. Apesar de serem independentes, esses algoritmos são geralmente implementados de forma conjunta.

Diferença – enquanto que o controle de fluxo evita que o emissor possa “afogar” com dados um receptor mais lento, o controle de congestionamento permite “estrangular” o emissor quando a rede está sobrecarregada.

3) Considere o slide 22 do Cap1a, onde um exemplo comparativo entre a comutação de pacotes e a comutação de circuitos é apresentado. Neste exemplo, quando em atividade, os usuários estão gerando dados a uma taxa de 100 kbps, mas a probabilidade de estarem em atividade, gerando dados, é igual a p = 0,1. Suponha que o enlace de 1 Mbps seja substituído por um enlace de 1Gbps.

a) Qual é o número máximo de usuários, N, que pode ser suportado simultaneamente pela comutação de circuitos?

Resposta:

b) Agora, considere a comutação de pacotes e um número M de usuários. Elabore uma fórmula (em termos de p, M e N) para a probabilidade de que mais que N usuários estejam enviando dados.

Resposta: A probabilidade de que mais N usuários enviem dados coincidentemente, considerando a função probabilidade: , a fórmula seria

4) Considere dois computadores, A e B, conectados por um único enlace com taxa de transmissão igual a R bps. Suponha que esses computadores estejam separados por m metros e que a velocidade de propagação do enlace seja de s metros/segundo. O computador A envia um pacote de L bits ao computador B.

a. Determine o atraso de transmissão, dtrans , em termos de L e R.

Resposta:

b. Ignorando os atrasos de processamento e de fila, obtenha uma expressão para o atraso fim-a-fim.

Resposta: Fazemos algumas considerações e desconsiderações como: N-1 roteadores entre a máquina de origem e a de destino, desconsiderando os atrasos ocasionados por processamento e fila, ainda teremos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com