TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REDES DE COMUNICAÇÂO

Exames: REDES DE COMUNICAÇÂO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2015  •  753 Palavras (4 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 4

Lista de Exercícios

1. Pesquise e descubra as vantagens da comutação de circuitos sobre a comutação de pacotes e vice versa.

• Comutação de circuitos vs. Comutação de pacotes.

A comutação de circuitos e a comutação de pacotes diferem em diversos aspectos. Nesta seção, faremos uma comparação entre estas duas técnicas, no que diz respeito a configuração de chamada, forma de envio de dados/pacotes, suscetibilidade a falhas, congestionamento, transparência e tarifação.

Na comutação de circuitos, é necessário estabelecer, previamente, um caminho fim-a-fim, para que os dados possam ser enviados. Isso garante que, após a conexão ter sido efetuada, não haverá congestionamento e os dados serão enviados de forma ordenada. Entretanto, configurar um caminho com antecedência provoca reserva e provável desperdício de largura de banda. Esse tipo de comutação não é muito tolerante a falhas, sendo que na inatividade de um switch, os circuitos que o utilizam serão encerrados. Os bits fluem continuamente pelo fio e a transmissão de dados é feita de forma transparente, ou seja, o transmissor e o receptor determinam a taxa de bits, formato ou método de enquadramento, sem interferência da concessionária de comunicações, o que proporciona, por exemplo , a coexistência de voz, dados e mensagens de fax no sistema telefônico.

Já na comutação de pacotes, não é necessário estabelecer uma comunicação previamente. Assim sendo, diferentes pacotes poderão seguir caminhos distintos, dependendo das condiçoes da rede no momento em que forem enviados, não chegando, necessariamente, ao receptor de forma ordenada. Existe, entretanto, a possibilidade de atraso/congestionamento em todos os pacotes, uma vez que não é reservada, antecipadamente, largura de banda para a transmissão. Esta técnica é mais tolerante a defeitos e, em caso de inatividade de um switch, os pacotes são roteados de modo a contornar os inativos. É utilizada a transmissão store-and-forward, na qual os pacotes são reservados na memória de um roteador, e depois de inspecionados em busca de erros, são enviados ao roteador seguinte. Por fim, essa transmissão não se dá de forma transparente sendo que os parâmetros básicos, tais como taxa de bits, formato e método de enquadramento, são determinados pela concessionária de comunicações. No sistema como um todo, a comutação de pacotes é mais eficiente que a comutação de circuitos.

Após estas comparações, podemos chegar a seguinte conclusão: de uma lado temos um serviço garantido, porém com desperdício de recursos (comutação de circuitos); de outro, temos serviço não garantido, porém com velocidade maior e sem desperdício de recursos (comutação de pacotes).

Comutação de circuitos tem como vantagem a exclusividade do canal que agiliza a velocidade de troca de informações e consequentemente o tempo. A contrapartida é um método oneroso, que exige manutenção individual constante, com uso excessivo de fiação. É interessante seu uso somente para pequenas aplicações em distâncias curtas, pois sua expansão é trabalhosa.

A comutação de pacotes tem como vantagens:

• Melhor uso do meio de transmissão

• Melhor eficiência de linha

• Melhora a confiabilidade da transmissão de dados

• Pode não haver tempos de estabelecimento e desconexão de circuito(data gramas)

• Baixo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com