TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REDES INALÁMBRICAS

Artigo: REDES INALÁMBRICAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  Artigo  •  220 Palavras (1 Páginas)  •  261 Visualizações

ATIVIDADE ESTRUTURADA -2

REDES SEM FIO

PROFESOR: AUGUSTO

ALUNA: MARIA GUEDES

Faça uma pesquisa e responda as perguntas abaixo:

Como são constituídas as ondas terrestres? Em que faixa de frequência é importante a transmissão por meio de ondas de superfície?

Ondas terrestre: são ondas de rádio que acompanha a superfície da terra, sofrendo influência do relevo e do solo, podendo ser classificada como:

Ondas de superfície: esse tipo de propagação ocorre como o próprio nome diz, próximo a superfície do planeta, acompanhando sua curvatura. As ondas de superfície são atenuadas pelo solo.

Ondas espaciais:

atingindo a antena receptora sem deixar a atmosfera inferior, ela pode viajar fazendo contato com o solo (onda de superfície), ou diretamente com entre as antenas transmissoras e receptoras, quando essa são grandes o suficientes para que uma “veja” a outra (onda espacial). As ondas de superfície aparecem em frequências mais baixas e se caracterizam por acompanhar a superfície da terra atingindo longas distâncias. Estas ondas induzem correntes na superfície da terra sobre à qual ela passa, isto produz uma perda por absorção.

Quando as ondas se propagam fazendo contato com o solo, ondas de superfície, elas sofrem severas atenuação por absorção. Essas são por resistência ôhmica devido a condutividade da terra. Em outras palavras, o sinal aquece a terra perdendo energia. A atenuação das ondas de superfície aumenta rapidamente com aumento da frequência.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com