TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATORIO ESTAGIO SUPERVISIONADO

Exames: RELATORIO ESTAGIO SUPERVISIONADO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  3.091 Palavras (13 Páginas)  •  1.447 Visualizações

Página 1 de 13

1. INTRODUÇÃO

A agroindústria é um dos principais segmentos da economia brasileira, com importância tanto no abastecimento interno como no desempenho exportador do Brasil. Na década de 70, a agroindústria chegou a contribuir com 70% das vendas externas brasileiras. Na agroindústria os principais segmentos são o abate e a preparação de carnes, fabricação e refino de açúcar, os laticínios, panificação e fabricação de massas, os óleos vegetais e a indústria de sucos, se articula também com a indústria de embalagens e com o processamento agroindustrial (cada vez mais sofisticado) e, para trás, com a indústria de insumos (pesticidas, fertilizantes, rações, insumos veterinários).

Numa perspectiva ampla, inclui desde setores de processamento básico (adicionando valor na secagem, no beneficiamento e na embalagem) até segmentos que envolvem o processamento de matéria-prima agrícola, mas que são costumeiramente identificados como tipicamente industriais: setor têxtil, de calçados e de papel e celulose. Estes possuem características estruturais distintas dos demais, devendo ser tratados, cada um, como cadeias próprias e com considerável grau de autonomia.

Diante disso, o governo do Estado Bahia implantar as bases da política pública para a Educação Profissional, vinculada às demandas do desenvolvimento socioeconômico e ambiental nos territórios e cadeias produtivas. Regulamenta o Curso Técnico em Agroindústria, que envolve todas as atividades relacionadas às transformações de matérias-primas provenientes da agricultura, pecuária, ou silvicultura. Para cada uma dessas matérias-primas; a agroindústria é um segmento da cadeia que vai desde o fornecimento de insumos agrícolas até o consumidor.

O técnico em Agroindústria poderá atuar em varias área tais como: Aquisição de equipamentos, matérias-primas e insumos para as atividades agroindustriais; Processamento e controle de qualidade do processamento agroindustrial; Organizar e gerenciar atividades, seções, empresas e instituições ligadas à agroindústria; Como profissional liberal ou empreendedor em atividades, poderá trabalhar como gestor ou administrador de micro e pequenas empresas, consultor técnico em atividades e prática agroindustriais.

De acordo com a recomendação da Superintendência de Educação Profissional – SUPROF, o estágio supervisionado do Curso Técnico em Agroindústria, terá 400 horas será distribuída ao longo do curso já a partir do 2º ano, com Estágio de Observação, totalizando 200 horas, e com Atividade Prática do Estagio Supervisionado 200 horas.

Este estudo partiu de um delineamento qualitativo de pesquisa que buscou identificar um dado específico em sua profundidade. Abordagem e discussão do tema foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica. O Presente relatório é resultado de muito estudo e dedicação e também de experiências adquiridas ao longo do curso de Agroindústria, possibilitando um amplo aprendizado na área. O objetivo deste relatório é descrever todo o processo em detalhes que foi realizado durante o estagio supervisionado. Os tópicos abordados serão explanados de forma clara e sucinta.

2. CARACTERIZAÇÃO DAS INSTITUIÇÃOS DE OBSERVAÇÃO

A observação buscar percepções sensibilizadoras de caminhos para que os conteúdos e conhecimentos que foram trabalhados em sala de aulas venham emergir para que nós educando conheça o seu terreno de atuação o seu desafio, nos também precisamos conhecer o nosso próprio potencial, saber das qualidades, e das habilidades.

Para tanto, a observação é um caminho construído coletivamente, no qual ao respeitarmos a realidade e a vivência das pessoas, desencadeemos a operacionalização de uma ação educativa fomentadora da emancipação, pois construída como instrumento de valorização das identidades de cada sujeito em processo, e que, ao mesmo tempo, apropria-se, reconstrói, re-significando o conhecimento das técnicas que empregaremos no mundo profissional.

A observação do Estagio, tem uma carga horária de 200 horas entre observação, visitas técnica, palestras colóquios dentro da instituição de ensino como fora dela. Que foram realizadas sob a supervisão do professor de estagio e supervisor o Zootecnista, Sérgio Pereira Maciel.

2.1 HISTÓRICO DAS EMPRESAS

LATICINIO VARZEA LTDA

Visita de observação ao Laticínio Várzea LTDA, com CNPJ: 00354851000132, e Inscrição Estadual: 41.034.738 ME, localizada Rod BA 160 Km 020 - S/N, na Zona Rural de Povoado de Linha em Ibotirama. Agroindústria para beneficiar o leite que produziam, começou com o leite pasteurizado tipo C. A grande aceitação motivaram a lançar em seguida mussarela e manteiga, queijo coalho no palito bebida láctea O sabor caseiro, característico produtos, conquistou a região de imediato.

Com o mercado pedindo mais remessas e novos produtos, a agroindústria virou empresa, expandiu-se, com estrutura mais adequada, tecnologia e equipamentos mais modernos. Conta o Sócio Proprietário o Srº Eualdo Seixas: a qualidade superior é outra coisa da qual não abrimos mão. Nosso cuidado começa nas fazendas, onde os nossos fornecedores têm a assistência devida desde a alimentação dos rebanhos até a ordenha.

Dessa maneira controlamos a procedência de todo o leite recebido, que, coletado em tanques refrigerados, chega às plataformas de recepção e passa pelo laboratório de controle de qualidade. Assim, asseguramos, através de um rigoroso processo, a fabricação de seus derivados.

Hoje, o Laticínio Várzea continua crescendo e busca continuamente a eficiência na produção e a confiança do consumidor. Mantendo a tradição, o sabor e a qualidade, os produtos Várzea são, e sempre serão, saudáveis como a vida no campo.

FAZENDAS REUNIDAS JAPARANDUBA

Visitei uma Fazenda Japaranduba, localizado no Município de Muquém do São Francisco, com o pioneirismo na formação das pastagens, com todas as atividades agrícolas mecanizadas; conservação destas forragens, seja com feno ou silagem; a fazenda conta com técnicas como inseminação artificial, transferência de embriões; na criação e seleção de animais Puro de Origem, Nelore Mocho. Observamos também as culturas de milho e sorgo, tivemos a oportunidade de observar o solo, relevo e as leguminosas e suas classificações, vimos também às variedades do milho e do sorgo que do tipo hibrido observamos ainda a colheita do sorgo, as maquinas colhia as sementes e restante é para alimentação dos animais. Observamos uma plantação de milho com adubação e outra área sem adubação houve

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com