TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Estágio Supervisionado As Tecnologias E Recursos Educacinais Na Prática

Ensaios: Relatorio Estágio Supervisionado As Tecnologias E Recursos Educacinais Na Prática. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  2.235 Palavras (9 Páginas)  •  1.277 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO...................................................................................................03

2. AS TECNOLOGIAS E RECURSOS EDUCACIONAIS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA.......................................................................................................04

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS...............................................................................06

4. QUESTAO INDIVIDUAL....................................................................................12

5. REFERÊNCIAS..................................................................................................15

Introdução

Este trabalho tem como objetivo descrever o assunto abordado na UTA. As Tecnologias e Recursos Educacionais na Prática Pedagógica e o percurso da educação a Distancia, conhecer as diferentes formas de comunicação, seus meios, elementos que se baseiam na definição de muitos especialistas sobre o contexto Multimídia Educativa como integradora da Comunicação na Educação a Distancia e as contribuições dessa modalidade Educacional que une o País em rede por via satélite, o conceito que é desmitificado como forma de preencher lacunas para o conceito de importante após avaliação do MEC e integração como governo Federal dando legitimação e consolidação por Decreto e aumento no percentual de parceria com empresas. Apresenta-se também a necessidade de adequação dos professores a linguagem digital a linguagem verbal ao global e a tão sedutora linguagem audiovisual que hipnotiza as crianças e adultos e traz recursos lúdicos para apreender conhecimentos de forma prazerosa colorida que desperta todos os sentidos o que faz a diferença no poder de aquisição do conhecimento.

Tecnologia traz recursos sedutores que hipnotiza seus espectadores e segundo alguns estudiosos a linguagem audiovisual vai além da hipnose “embriaga, nascotoza”, isto é, o faz dependente dela.

Se estamos diante desses avanços, não podemos temer ou justificar dizendo, estamos perdendo terreno para mídia vamos associar a ela sem excluir a verbal linear, racional, complexa que perde espaço, mas torná-las ambíguas, articuladas e integradas numa linguagem que não seja analógica, mas digital e que pode ser copiada, recortada, colada sem deixar explícita e visíveis essas transações; textos e hipertextos passaram a ser hipermídia.

Professores do futuro a hora é essa, estudar é preciso e aprender também.

Produção de Aprendizagem

As tecnologias e recursos educacionais na Prática Pedagógica

Conhecer é descobrir e construir, e não copiar. A pedagogia da esperança é o oposto da pedagogia da exclusão. Ensinar é inserir-se na história: não só estar na sala de aula, mas num imaginário político mais amplo.

A tecnologia é um conjunto de conhecimentos, especialmente princípios científicos, que se aplicam a um determinado ramo da atividade.

Tecnologias de informação e Comunicação ( quer dizer maquinas) no processo de ensino; aplicação de ciências de ensino e aprendizagem (psicologia, teoria geral de sistemas, sociologia, entre outros) no processo de planejamento, execução e avaliação de ensino.

A história da tecnologia teve sua evolução a partir de 1960, porem a EAD, modalidade educacional na sua gênese no período de 1728 até meados de 1970, como primeira geração caracterizada por estudos por correspondência cujo principal meio de comunicação eram materiais impressos e o veiculo (o correio) portanto sem interação professor/aluno e instituição.

Em 1920, o fordismo era o modelo dominante do capitalismo e visava atender às necessidades do modelo industrial, numa lógica positiva.

As mensagens escritas nas civilizações antigas (difusão do cristianismo) foi a iniciativa educacional sem as pessoas estarem face a face.

A segunda geração da EAD , que vai até o inicio dos anos 1990 caracterizada pela integração dos meios de Comunicação áudio visuais a televisão veio somar às rádios e aos correios.

Já em 1923, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro transmitia programas educacionais mas foi a partir de 19901 que uma terceira geração da EAD foi descrita e caracterizada pela integração de redes de conferencia por computações estações de trabalho multimídia, porem essa é uma proposta ainda em fase de realização, ainda com poucas análises.

Na geração em que a tendência é a integração dos diversos meios utilizados até então na EAD os Sistemas formais os Sistemas não formais estão em cadeia e a Internet tem um papel extraordinário na educação permitindo que milhões de brasileiros possam aprender em qualquer lugar; em casa, no escritório, na fábrica, num telecentro e até nos momentos de lazer.

A Educação à distância oferece condições de freqüentar aulas presenciais milhares de pessoas nas regiões mais improváveis de ter uma Universidade Estadual ou Federal ou até privada senão através da multimídia e seus avanços Tecnológicos para acompanhar de fato a globalização sem deixar muitos à beira do caminho.

O uso das tecnologias está em todos os setores econômicos, agricultura, pecuária, no processo educacional, no lazer, etc. proporcionando precisão na ação das máquinas programadas pelo homem com sua inteligência racional.

O uso da mídia é um marco na vida de inúmeras pessoas porque atualmente os sociólogos atuam diretamente nas empresas valorizando o trabalho intelectual e/ou físico das pessoas e estreitando a relação entre funcionários e chefes.

Equilibrando a razão e a emoção por meio de filmes, em vídeo ou Data show, DVDs, CDs, SITES somam muito no trabalho do educador se ele tem acesso a esses multimeios, caso contrário a multimídia torna uma inimiga mortal porque as crianças nasceram nesta geração digital e sabem aproveitar ao máximo as ciências disponibilizadas nessas redes. O professor tem que dar sentido ao uso tecnologia, navegar com alunos na Internet, esse vasto mundo de informações propício às pesquisas e o EAD une o país e o mundo porque disponibiliza

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com