TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATORIO FISICA

Por:   •  25/5/2015  •  Ensaio  •  553 Palavras (3 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 3

1. INTRODUÇÃO

Através das propriedades dos fluidos, pode-se diferenciá-los e caracterizá-los individualmente. Desta forma, as expressões matemáticas da Mecânica dos Fluidos são aplicáveis para qualquer fluido, sendo seu resultado particularizado para cada um deles, dependendo dos valores assumidos por suas propriedades físicas, em função das condições ambientais e da posição que ele ocupa dentro de um sistema. Neste contexto, apresenta-se a importância do estudo da massa específica ou densidade (Ρ) de um fluido qualquer.

A densidade de um corpo ou de uma matéria pode ser considerada como uma medida, portanto, podemos afirmar que a densidade é uma relação entre duas grandezas: a massa de uma matéria/ volume que ela ocupa.

A unidade de densidade no SI é o quilograma por metros cúbico (kg/m³),embora que as unidades mais utilizadas sejam grama por centímetro cúbico (g/cm³) ou grama por milímetro (g/ml).A expressão usada para calcular a densidade é dada por:

Observando a expressão matemática da densidade podemos perceber que ela é inversamente proporcional ao volume, isto é, quanto menor o volume ocupado por uma determinada massa, maior será a sua densidade.

No sistema CGS sua unidade é g cm³. Usa-se, também, a expressão densidade absoluta para indicar a mesma grandeza, ou somente densidade. Por outro lado, define-se densidade relativa como sendo a razão entre duas densidades em que o denominador é a densidade de uma substância tomada como padrão ou referência.

Podemos imaginar a densidade como o grau de empacotamento de átomos e moléculas em uma

determinada substância. Um objeto vai flutuar se ele é menos denso que a sua vizinhança, e vai afundar caso seja o contrário. O Planeta Terra, por exemplo, não apresenta a mesma consistência em todas as suas partes. Ele é constituído de camadas. E essas camadas existem justamente por que são constituídas de substâncias com densidades diferentes. As camadas mais densas estão mais ao fundo, enquanto que as menos densas ficam em cima, conforme a Figura 1.

Massa é uma medida da quantidade de material em uma amostra, enquanto que volume é uma medida do espaço ocupado por uma amostra da matéria. As medidas de massa são feitas em diferentes tipos de balanças. As balanças eletrônicas são normalmente usadas porque fornecem resultados rápidos em um visor digital. Já as medidas de volume são feitas de diferentes maneiras, dependendo do estado físico da amostra. O volume de um liquido é normalmente medido em um cilindro graduado (proveta). A superfície do líquido é, normalmente, convexa quando em contato com a proveta. Essa superfície curva é chamada de menisco. Medida de volume em uma proveta é sempre feita lendo-se a marca na base do menisco como o olho posicionado no nível da superfície líquida, conforme a Figura 2.

2. OBJETIVOS

Ao termino dessa atividade o aluno deverá ter competências

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (45.6 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com