TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATORIO MECANICA DOS FLUIDOS

Por:   •  7/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.742 Palavras (7 Páginas)  •  482 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADES INTEGRADAS PITÁGORAS

CAIO FELIPE RODRIGUES BRITO

GUSTAVO FREITAS DELANO

IURY ROCHA SENA

LUIZ GUSTAVO ALMEIDA

LUIZ GUSTAVO FAGUNDES

VICTOR DOUGLAS ALVES

RELATORIO MECANICA DOS FLUIDOS

MONTES CLAROS

2016

CAIO FELIPE RODRIGUES BRITO

GUSTAVO FREITAS DELANO

IURY ROCHA SENA

LUIZ GUSTAVO ALMEIDA

LUIZ GUSTAVO FAGUNDES

VICTOR DOUGLAS ALVES

RELATORIO MECANICA DOS FLUIDOS

Relatório da aula ministrada ao curso de Engenharia Mecânica, das Faculdades Integradas Pitágoras, pelo Professor Claudio Messias , da disciplina Mecânica dos fluidos, como requisito de avaliar ensaios destrutivos.

MONTES CLAROS

2016

SUMARIO

INDRODUÇÃO

Vazão

Velocidade do fluido (Numero Reynolds.)

Fluido laminar

Turbulento

METODOS

Calculo de vazão

Calculo de pressão

DESENVOLVIMENTO

CALCULOS

Área do tubo

Vazão

Medida da velocidade

Pressão

.CONCLUSÃO

LISTA DE IMAGENS

REFERENCIAL

INTRODUÇÃO

1.1 Vazão

Em hidráulica ou em mecânica dos fluidos, define-se vazão como a relação entre o volume e o tempo. A vazão pode ser determinada a partir do escoamento de um fluido através de determinada seção transversal de um conduto livre (canal, rio ou tubulação aberta) ou de um conduto forçado (tubulação com pressão positiva ou negativa). Isto significa que a vazão representa a rapidez com a qual um volume escoa. As unidades de medida adotadas são geralmente o m³/s, m³/h, l/h ou o l/s.

Velocidade do fluido (Numero Reynolds.)

O número de Reynolds (abreviado como Re) é um número adimensional usado em mecânica dos fluídos para o cálculo do regime de escoamento de determinado fluido dentro de um tubo ou sobre uma superfície. É utilizado, por exemplo, em projetos de tubulações industriais e asas de aviões. O seu nome vem de Osborne Reynolds, um físico e engenheiro irlandês. O seu significado físico é um quociente entre as forças de inércia e as forças de viscosidade.

Fluido laminar

Ocorre quando as partículas de um fluido movem se ao longo de trajetórias bem definidas, apresentando lâminas ou camadas (daí o nome laminar) cada uma delas preservando sua característica no meio. No escoamento laminar a viscosidade age no fluido no sentido de amortecer a tendência de surgimento da turbulência. Este escoamento ocorre geralmente a baixas velocidades e em fluídos que apresentem grande viscosidade.

1.4 Turbulento

Ocorre quando as partículas de um fluido não movem se ao longo de trajetórias bem definidas, ou seja as partículas descrevem trajetórias irregulares, com movimento aleatório, produzindo uma transferência de quantidade de movimento entre regiões de massa líquida. Este escoamento é comum na água, cuja a viscosidade e relativamente baixa.

METODOS

2.1 Calculo de vazão

A forma mais simples para se calcular a vazão volumétrica é apresentada a seguir na equação mostrada.

Q- representa a vazão volumétrica, V- é o volume e T- o intervalo de tempo para se encher o reservatório.

Calculo de pressão

Para relacionar as pressões em dois pontos de um liquido em equilíbrio.

DESENVOLVIMENTO

No dia 25 outubro de 2016, foi ministrada uma aula pratica da matéria mecânica dos fluidos pelo professor Claudio Messias, que foi proposto as seguintes coletas de dados; medição da vazão e da velocidade do fluido no hidrômetro Reynolds, nas seguintes variações de tempos. Primeira medição com cinco minutos, segunda medição com quatro minutos, terceira medição com três minutos, quarta medição com dois minutos e quinta medição com um minuto. Logo a pôs fizemos três medições em um caixa 300 x 210 com 270 milímetros de profundidade, para coletar a pressão e a velocidade do fluido.

CALCULOS

4.1 AREA DO TUBO

Polegadas = 1,905cm > 0,01905m

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (78.9 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com