TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO DE UMA CONSTRUÇÃO CIVIL

Por:   •  6/4/2019  •  Relatório de pesquisa  •  956 Palavras (4 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 4

ENGENHARIA CIVIL

AMANDA DE OLIVEIRA

RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO DE UMA CONSTRUÇÃO CIVIL

2017

AMANDA DE OLIVEIRA

RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO DE UMA CONSTRUÇÃO CIVIL

2017

RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO DE UMA CONSTRUÇÃO CIVIL

Tivemos como o objetivo da atividade interdisciplinar, o acompanhamento de uma construção civil. Para concluirmos tal atividade, nós localizamos uma obra de ampliação residencial em uma residência no munícipio de Rolim de Moura. Segue algumas informações desta obra:

Localização da construção:

Proprietário:

Responsável técnico:

Tipo de alvenaria:

Tipo da construção:

Tamanho da construção: 66,39 m²

Objetivos do projeto:

Este acompanhamento iniciou-se no dia 24/07/2017 e na primeira visita nós fizemos apenas a análise do projeto estrutural[1] e o reconhecimento da construção. Como não temos tempo hábil para o acompanhamento completo da construção, nós delimitamos o estudo desta obra em apenas dois meses e durante este período, nós conseguimos compreender as etapas da construção e também os materiais que foram utilizados.

De acordo com Paixão (2016), uma obra é divida em dez etapas, mas, devido à delimitação inicial do estudo, nós iremos analisar apenas as quatro primeiras, são elas:

  1. Serviços Preliminares: Sondagem, Projeto, Construção do depósito, Construção do Tapume[2];
  2. Infraestrutura: Sapatas, Vigas Baldrame, Laje, Escada;
  3. Supra Estrutura: Pilar, Parede, Verga e contra-verga; e.
  4. Cobertura: Forro, Telhado, Telha.

O Objetivo deste estudo é identificar os materiais que foram utilizados na construção, as suas características e também a sua aplicabilidade, dessa forma, nós conseguimos aliar o conhecimento teórico das disciplinas que são ministradas neste curso de graduação com a atuação prática.

ETAPA 01: SERVIÇOS PRELIMINARES

        Primeiramente o local onde a construção foi projetada foi limpo, devido a existência da cobertura vegetal que existia no local, ou seja, a grama. Após a limpeza, foi observado que o terreno já estava aterrado e com isso não foi necessário à execução da Sondagem[3], bastava a escavação até o encontro do solo firme, onde as sapatas serão confeccionadas.

ETAPA 02: INFRAESTRUTURA

        Nesta etapa, foi necessário projetar e calcular algumas fundações rasas, essas fundações são utilizadas quando o responsável técnico dispõe de um solo estável e com a resistência adequada em uma profundidade relativamente pequena (CHING, 2010, p. 3.5).

Após definir o tipo de fundação, foi confeccionado in loco[4] algumas sapatas isoladas, essas sapatas possuem a finalidade de sustentar a carga individual, ou seja, em cada sapata (CHING, 2010, p. 3.9).

Logo a baixo nós veremos as dimensões das sapatas que foram confeccionadas:

Tabela 01: Dimensões das Sapatas.

Número da Sapata:

Dimensões das Sapatas (metros):

1 ao 7.

0,74 X 0,85 X 1,10

8

0,80 X 0,94 X 1,10

9.

1,27 X 0,95 X 1,10

10.

1,40 X 1,35 X 1,0

11.

1,0 X 0,87 X 1,0

12.

1,28 X 1,14 X 0,95

Fonte: autor próprio.

ETAPA 03: SUPRA ESTRUTURA

Dasdasdasda

ETAPA 04: COBERTURA

            A cobertura funciona como o principal elemento de abrigo para os espaços internos de uma edificação. A cobertura também deve controlar a passagem de vapor de água, a infiltração do ar, ganhos e perdas térmicas e o ingresso da radiação solar (CHING, 2010, p. 6,2). Na cobertura da obra foi utilizado um sistema de Estrutura metálica (tesoura), com o telhado embutido, que é chamado de platibanda para que não vejam o telhado. E o tipo de telha, utilizada foi a telha de fibrocimento (que alguns conhecem como o telhão), depois foi colocado a calha, que são estreitos adaptados proposto a angariar a água da chuva que escorre da cobertura. Logo após a calha vai vim o forro de gesso, que será confeccionado in loco.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (703.1 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com