TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE MECÂNICA DOS SOLOS

Por:   •  21/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  630 Palavras (3 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 3
  1. Introdução

O presente ensaio foi realizado no laboratório de mecânica do solos na propriedade do IFAL- Instituto Federal de Alagoas — Campus Maceió, localizado na Rua Mizael Domingues no Bairro de Centro, no dia 15/03/2017. Como já foi estudado anteriormente, para nós, técnicos em entradas é importante que o solo tenha menor quantidade de matéria orgânica, não estar saturado e ter uma boa resistência a atritos e cargas. E esse ensaio serve justamente para avaliar quais condições encontra-se o mesmo, para manter suas características, utilizamos uma amostra indeformada.

Os índices físicos são relações entre volumes, entre pesos ou entre pesos e volumes, das três fases constituintes de um solo. O peso específico ,aparente seco, varia em função da porosidade do solo e, consequentemente, em função de todas as propriedades a ela relacionadas; seu valor cresce, com a profundidade do solo. De maneira semelhante, o peso específico dos sólidos e menores nos horizontes superiores do perfil onde a matéria orgânica esta presente em maior quantidade.

A permeabilidade do solo é muito sensível á adição de carboximetilcelulose, tendo TAYLOR & BALDRIDGE (1954) mostrado que a aplicação de 0,05% desse produto aumenta dez vezes a permeabilidade de um solo argiloso e quatro vezes a de um barro limoso. QUASTEL (1952) relatou que a incorporação de 1% de carboximetilcelulose ao solo, aumenta a sua porosidade.

2.- Objetivos

- Calcular a massa específica natural

- Determinar a umidade natural do solo

- Massa específica seca

- Índice de vazios

- Porosidade

- Grau de saturação

3- Aparelhagem

- Talhador ( faca, estilete...)

- Balança com precisão de 0,01g

- Paquímetro

- Estufa

- Cápsulas de alumínio, facas, espátulas

4- Determinação da massa específica ou do peso específico natural

Inicialmente encontrou-se as medidas do anel metálico, com um paquímetro. Este anel serviu para moldar e retirar uma parte da amostra de solo. Logo após , pesou-se o anel em uma balança com 0,1g de precisão. Com a ajuda da professora talhamos o solo indeformado e cravou-se o anel. Para tornar mais uniforme esse material, analisamos a superfície e o fundo do anel e alinhamos a mostra com uma régua metálica; pesamos o solo com o anel metálico.

4.1- Determinação da umidade natural do solo ( método da estufa )

Retiramos amostras do solo indeformado; aproximadamente 30 g e colocamos em 3 cápsulas de alumínio com tampa, pesamos as cápsulas com e sem a a mostra. Colocamos as cápsulas na estufa em temperatura de 105°, por 96 horas. Retiramos da estufa e deixamos esfriar com a tampa, para n ocorrer um ganho de umidade e pesamos as cápsulas.

5- Cálculos

5.1-Dimensões do anel metálico

5,1 cm de largura e 2cm de altura; volume do anel é de 52,02 cm3; peso do anel é de 87,7g sem solo e com solo foi pesado 187,9g; Subtraindo esses dois valores encontramos o massa da amostra de 99,5g. A massa específica natural do solo é obtida através da fórmula: Pn=M/V

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (53.9 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com