TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO PODER CALORÍFICO

Por:   •  22/6/2021  •  Relatório de pesquisa  •  1.070 Palavras (5 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 5

1° RELATÓRIO PODER CALORÍFICO

LUIZ GUILHERME CARVALHO DE OLIVEIRA GALVÃO

MATRÍCULA: 2018017870

- COMBUSTÍVEIS SÓLIDOS:

        - Carvão mineral: Este tem importância grande na produção de energia térmica e elétrica na Europa, mas no Brasil está restrito a região Sul, próximos aos centros produtores. O carvão mineral brasileiro é utilizado principalmente na produção de energia termoelétrica e na indústria cimenteira. Devido ao seu alto teor de cinzas e enxofre, não é muito utilizado industrialmente, a não ser nas localidades próximas a minas produtoras.

         O poder calorífico do carvão varia muito, devido as várias composições que o mesmo apresenta em função de sua composição. O principal fator que varia o poder calorífico do carvão é a porcentagem de carbono, desta forma, temos que o poder calorífico superior do carvão brasileiro está entre 2520 à 6340 kcal/kg.

        - Lenha: tem grande importância no Brasil, dada ao seu potencial de utilização. A lenha é um combustível amplamente utilizado no Brasil, tanto em aplicações domésticas como em aplicações industriais para geração de vapor, principalmente em pequenas unidades produtoras. É caracterizada por baixo teor de cinzas, ausencia total de enxôfre e umidade variável, a qual depende do tempo e método de aramzenagem. A lenha quando cortada possui por volta de 50% de umidade. Estocada ao ar livre, em toras empilhadas, atinge a umidade de equilíbrio dentro de 3 a 6 meses, a qual, dependendo da umidade relativa do ar é por volta de 15 a 25%. A análise elementar da lenha varia pouco com o tipo de árvore, e isto é uma regra geral para todo material celulósico.

        O poder calorífico inferior vai depender muito do teor de umidade. A variação do PCS quanto ao tipo de madeira também não é muito grande. Assim temos que o poder calorífico superior é de 4.400 kcal/kg, enquanto o inferior varia em função umidade, como mostra a tabela a seguir:

[pic 1]

        - Bagaço de cana: O bagaço da cana-de-açúcar é o combustível das usinas de açúcar e álcool e utilizado localmente, logo após a moagem da cana. As modernas usinas não consomem todo o bagaço produzido e o excedente pode ser fornecido a terceiros, “in natura” ou sêco e enfardado. O bagaço é queimado diretamente com 50% de umidade, como vem da colheita. A composição elementar é muito semelhante a lenha e suas propriedades podem ser tomadas como similares, exceto é claro, quanto a sua forma física.

        Outros combustíveis sólidos vegetais, geralmente resíduos de produção agroindustriais são utilizados ocasionalmente, como os exemplos a seguir:

        - Casca de arroz: A utilização da casca de arroz é muito semelhante com a do bagaço de cana, sendo queimado para produção de energia, assim como outros combustíveis de biomassa.

- Borra de café: É outro tipo de combustível de biomassa, e sua utilização é muito semelhante aos outros  combustível de biomassa. Segue tabela que contempla os PCI e PCS dessas biomassas.

[pic 2]

- COMBUSTÍVEIS LÍQUIDOS:

        - Querosene: Esse combustível derivado do petróleo tem uma grande variedade de utilização, como: Combustível para turbinas de avião a jato, solvente industrial, fabricação de substâncias (explosivos, por exemplo), agente de extração de substâncias presentes em misturas, revestimentos (como tintas e adesivos), solvente em aplicações rodoviárias e na construção civil, agente ligante ou desmoldante de metais, agroquímicos, fluido funcional (seja em fluidos de transferência, refrigerantes isolantes em maquinários, hidráulicos, etc).

        Seu PCS é de 110940 kcal/kg, enquanto seu PCI é de 10374 kcal/kg.

        - Diesel: O óleo diesel, de forma geral, tem grandes aplicações nos setores rodoviário (quando utilizado em carros, ônibus, furgões e caminhões) e industrial (quando utilizado em geradores elétricos ou para manter o aquecimento em caldeiras). Vale ressaltar que pequenas embarcações também fazem uso desse combustível. 

        Seu PCS é de 10954 kcal/kg, enquanto seu PCI é de 10263 kcal/kg.

        - BPF: Devido a todas essas características, o óleo BPF, ou de Baixo Ponto de Fluidez, pode ser utilizado para atividades distintas, mas sobretudo em motores de grande porte e baixa rotação. Desse modo, ele pode ser encontrado em alguns motores de combustão interna, como os de grandes navios, para produzir calor. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (79.5 Kb)   docx (34.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com