TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA REFERENTE A ENERGIA SOLAR

Por:   •  28/3/2016  •  Resenha  •  426 Palavras (2 Páginas)  •  1.438 Visualizações

Página 1 de 2

                RESENHA REFERENTE A ENERGIA SOLAR

O artigo é bem distribuído onde obtém êxito em mostrar várias vertentes da energia solar desde sua importância nos aspectos socioambientais e econômico, passando pela sua definição, efeitos físicos que possibilitam o entendimento teórico da sua fabricação, produção, utilização, seus componentes principais até chegar na formulação módulos fotovoltaicos e projetos fotovoltaicos no Brasil e mundo afora.

Inicialmente SIMÕES e ALMEIDA comparam outros tipos de energias renováveis e não renováveis com a energia solar. Isso é válido visto que o uso da energia solar acarreta em vários benefícios, como exemplo: Comparado com as usinas hidrelétricas, temos que a energia solar não gera nenhum dano ambiental ao meio ambiente. Diferentemente das usinas eólicas que geram ruídos e impactos ambientais as usinas solares causam impactos mínimos. E se sobressaem quando comparadas as fontes de energia não renováveis como o petróleo devido à emissão de gases poluentes.

Após uma breve introdução verifica-se a importância da radiação solar, latitude local, condições atmosféricas e da posição no tempo para uma maximização do aproveitamento de radiação solar. Algumas afirmações podem ser tiradas como o porquê da inclinação e da posição geográfica do módulo fotovoltaico muitas vezes deve-se ao aproveitamento das radiações solares. Os autores enfatizam a conversão direta e indireta da radiação solar em energia elétrica destacando os termoelétrico e o fotovoltaico. O primeiro é muito usado no sul e sudeste para aquecimento de água nas residências o outro na conversão direta de radiação solar em energia elétrica. A partir disso é dado uma ênfase na fabricação dos módulos fotovoltaicos, desde o uso do silício e seus processos de dopagem para servir como material adequado para conversão de radiação solar, passando pelos tipos de células de silício e todo o seu funcionamento físico baseado na diferença de potencial existe devido a existência de um campo elétrico em cada célula. Ainda são citados alguns projetos que no ano de 2010 estavam em fase de andamento ou concluídos.

A partir do que foi lido, pode-se verificar que os benefícios que as usinas solares trazem para uma localidade são bem maiores que os malefícios. Entretanto a falta de pessoas que dominem a tecnologia por trás das usinas e o seu custo são alguns contras bastante significativos. O artigo é um ótimo material de estudo para leigos, no entanto a falta de informações quanto ao processo de transformação de radiação solar em energia elétrica, como o uso do inversor de freqüência, o uso de alguns dispositivos eletrônicos que em conjunto com aparato já utilizado usualmente nas usinas podem maximizar o processo de captação de radiação solar.


...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (55.2 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com