TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Raid

Artigos Científicos: Raid. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2013  •  1.275 Palavras (6 Páginas)  •  938 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

O trabalho apresenta os tipos de RAIDS existente hoje, ele tem como finalidade apresentar o que é o raid, a história do raid, as vantagens desse

sistema, a arquitetura, Implementação via software , Implementação via hardware, oque é o falso raid, a comparação entre as arquiteturas e os níveis de raid.

DESENVOLVIMENTO

RAID - Conjunto Redundante de Discos Independentes

O que e RAID?

É um mecanismo criado com o objetivo de melhorar o desempenho e segurança dos discos rígidos existentes em um PC qualquer, através do uso de HDs extras, ou seja, é um meio de se criar um sub-sistema de armazenamento composto por vários discos individuais, com a finalidade de ganhar segurança e desempenho. Existem vários mecanismos de RAID distintos, dos quais se destacam o RAID 0 até o RAID 6, além dos RAID 10 e RAID 01.

História do sistema RAID

O RAID foi proposto em 1988 por David A. Patterson, Garth A. Gibson e Randy H. Katz na publicação "Um Caso para Conjuntos de Discos Redundantes Econômicos (RAID)". Publicado na Conferência SIGMOD de 1988: pp. 109–16.

Vantagens do sistema:

Ganho de desempenho no acesso.

Redundância em caso de falha em um dos discos.

Uso múltiplo de várias unidades de discos.

Facilidade em recuperação de conteúdo "perdido".

ARQUITERURA

Implementação via software:

Na implementação via software, o sistema operacional gerencia o RAID através da controladora de discos, sem a necessidade de um controlador de RAIDs, tornando-a mais barata. Nesse tipo de implementação, todo o processamento necessário para o gerenciamento do RAID é feito pela CPU. Toda movimentação de dados(leitura e escrita) é feita por uma camada de software que faz a abstração entre a operação lógica (RAID) e os discos físicos, e é controlada pelo sistema operacional. A configuração do RAID via software é

feita pelo sistema operacional, que precisa ter implementado no próprio núcleo a utilização de RAIDs via software. É possível criar RAIDs via software no Mac OS X, Linux, FreeBSD e no Windows (versão server). Alternativamente, podem ser criados com algum software especialmente dedicado a manutenção de discos rígidos do fabricante da placa mãe (quando há suporte para RAID, é claro).

Implementação via hardware:

Controladoras RAID em hardware usam layouts de disco proprietários (e diferentes). Por isso, normalmente não é possível misturar controladoras de fabricantes diferentes. Eles não utilizam recursos do processador. O BIOS - Basic Input/Output System - pode iniciar (darboot) por ela, e um integração maior com o driver de dispositivo pode oferecer um melhor tratamento de erros. Uma implementação de RAID em hardware requer pelo menos uma controladora especialmente dedicada para isso. Em uma estação de trabalho (PC comum) isso pode ser uma placa de expansão PCI, PCI-e ou uma placa integrada à placa-mãe. Controladoras utilizando a maioria dos tipos de drive podem ser usadas - IDE/ATA, Serial ATA, SCSI, SSA, Fibre Channel, e às vezes uma combinação. A controladora e os discos utilizados devem estar isolados. Podem estar conectados diretamente ao computador, ou conectados via SAN. A controladora gerencia os drives e faz os cálculos de paridade necessários pelo nível de RAID escolhido. A maioria das implementações em hardware proveem cache de leitura e escrita, o que (dependendo da carga de I/O) melhora a performance. Na maioria dos casos, o cache de escrita é não-volátil (protegido por bateria), e portanto, escritas pendentes não são perdidas no caso de uma falha no

suprimento de energia. Implementações em hardware promovem performance garantida, não sobrecarregam o processador e podem suportar vários sistemas operacionais, já que a controladora apresentará ao sistema operacional um disco simples. A maioria das implementações em hardware também suporta o "hot-swapping", permitindo que discos com falha sejam substituídos enquanto o sistema está sendo executado.

Falso RAID :

A implementação via software geralmente não possui uma fácil configuração. Já na implementação via hardware as controladoras tem um preço muito elevado. Então foi criada uma "controladora barata" que em vez de um chip controlador RAID você utiliza uma combinação de funções especiais na BIOS da placa e drivers instalados no sistema operacional .

Comparação entre as arquiteturas

Ao compararmos RAIDs por software e por hardware percebe-se que os implementados através de software são mais flexíveis que os viahardware. Por outro lado, os primeiros exigem da CPU mais tempo de processamento. Comparando os dispositivos de blocos, os emsoftware também são flexíveis podendo ser usados em discos inteiros, partições ou outro dispositivo de bloco.

Níveis de raid (leitura e escrita)

Níveis de RAID são as várias maneiras de combinar discos para um fim.

RAID 0 sistema RAID consiste em um conjunto de dois ou mais discos rígidos com dois objetivos básicos:

RAID 1 é o nível de RAID que implementa o espelhamento de disco, também conhecido como mirror. Para esta implementação são necessários no mínimo dois discos. O funcionamento deste nível é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com