TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rede Cabeada

Dissertações: Rede Cabeada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2013  •  1.356 Palavras (6 Páginas)  •  619 Visualizações

Página 1 de 6

Nome dos autores do trabalho: Fernando César Seabra, Joaquim M. S. Neto, Vânia Braga da Silva, Rogério Camargo da Conceição, Rute Sampaio Feitosa e Mariana Rodrigues Ribeiro.

OBJETIVO

É mostrar qual a finalidade e funcionamento de uma Rede Cabeada.

METODOLOGIA

Foram utilizadas como fonte bibliiográfica o livro:

Peterson, Larry L. e Davie, Bruce S. Redes de computadores: uma abordagem de sistemas; tradução de Daniel Vieira. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. 4ª Reimpressão.

RESUMO

Devido à necessidade de troca de informações as redes de computadores surgiram para interligar os equipamentos de processamento de dados (estações de trabalho) com o objetivo de permitir o compartilhamento de recursos (transmissão de dados, voz ou vídeo). Com ela é possível ter acesso a um dado que se localiza fisicamente distante. Permite a comunicação entre terminais e computadores, computador com outro computador, controle de processo e automação de escritório entre outras. Essa tecnologia não é nova, existe desde a época dos primeiros computadores, porém com a evolução da tecnologia permitiu uma comunicação melhor a um custo menor. Uma rede local (LAN) pode ser distinguida através das aplicações pretendidas, serviços oferecidos, da topologia de rede, do meio de transmissão e da sua arquitetura de protocolo. Pode ser montada ponto a ponto que é usada em redes de pequeno porte, a qual não possui um servidor e todos os dados ou periféricos com facilidade são compartilhados. Ou pode ser montada por Cliente/Servidor, onde possui um servidor (computador que oferece recursos especializados). A rede Cabeada é montada através de cabos (coaxial, par trançado e fibra óptica). Hoje o mais utilizado é do tipo par trançado com conector de mídia RJ45. O padrão de internet mais utilizado é a Ethernet e a sua velocidade varia de Standard Ethernet – 10 Mbits/s até GigaBit Ethernet com 1000Mbits/s. Outra questão é; A rede cabeada poderá no futuro ser substituída por redes sem fios? Resposta; Talvez, por causa do avanço tecnológico. Esse trabalho segue as especificações técnicas brasileiras (ABNT) e a NBR 14565.

FUNDAMENTOS BÁSICOS

Para montar uma rede é necessário conhecer os materiais de montagens e suas aplicações na construção. Mas para isso é importante entender o que é uma rede de computador. Em certa época o termo redes significava conjunto de linhas seriais (em série) que eram conectados a mainframe (computadores grandes). Essas redes eram distintas, uma era somente dados e outra de voz. A rede dos dias atuais é generalizada, ou seja, ela abrange várias tecnologias de grandes variedades e aplicações.

APLICAÇÕES

Conhecemos em geral algumas aplicações como: correio eletrônico, arquivos de áudio e vídeo transferidos ou baixados por via internet, videoconferência e outros.

CONECTIVIDADE

Podemos conectar duas redes, uma limitada e outra ilimitada a nível mundial que conecte todos os computadores do mundo. No mínimo dois ou mais computadores podem ser conectados por um meio físico através de um cabo coaxial ou de fibra óptica. O nome dado a esse meio físico é Enlace e os computadores que ele conecta é chamado nós. Os enlaces físicos podem conectar um par de nós (Enlace ponto a ponto) ou mais de dois nós (Enlace acesso múltiplo) Essa conectividade ponto a ponto ou acesso múltiplo.

Figura 1. Enlaces diretos: (a)ponto a ponto: (b).

SANs, LANs, MANs e WANs

As redes classificam se pelo tamanho do seu alcance, como exemplo temos: as redes locais (LANs – Local Area Networks) e as redes de maior abrangência e com uma boa distribuição (WANs – Wide Area Networks), a diferença entre elas é que a primeira estende se por quase um 1 km e outra pode ser ilimitada. Algumas redes são denominadas (MANs - Metropolitan Area Network) com alcance de dezenas de quilômetros. Essas classificações de rede existem, pois o tamanho de cada uma delas implica na tecnologia básica a ser utilizada e esta tecnologia determina um fator importante de tempo gasto para os dados se propagarem de uma ponta da rede a outra. Há uma outra rede que é importante conhecer são as (SANs – System Area Network), elas atuam dentro de uma única sala e geralmente conectam diversos componentes de um sistema de computação, elas são conhecidas como área de armazenamento.

Figura 2. SmAN, LAN, MAN, WAN.

CONFIABILIDADE

A função mais importante que uma rede oferece é a remessa confiável da mensagem, porém as redes podem falhar, elas não são perfeitas. Exemplos: As máquinas falham e são reinicializadas, as fibras são cortadas, interferências elétricas modificam os bytes nos dados transmitidos ou o programa gerenciador da máquina pode estar corrompido, por isso, um requisito importante para a rede é mascarar (encobrir) certos tipos de falhas, assim ela se torna mais confiável do que realmente é para os programas de aplicação que a utilizam.

ARQUITETURA DE REDE

Os projetistas desenvolvem uma arquitetura de rede (gabaritos gerais de uma rede) com a finalidade de oferecer conectividade geral, econômica e bem distribuída entre os computadores, elas precisam acomodar as mudanças tecnológicas básicas de suas bases e ser preparadas às demandas impostas pelo os programas de aplicação.

TOPOLOGIA FÍSICA DE REDE

A topologia de uma rede usa o termo de layout físico (desenho, mapa ou diagrama de objetos em determinada maneira disposta). Os projetistas de redes utilizam a topologia para tornar a conectividade entre computadores mais eficientes, visando um melhor desempenho e capacidade para compartilharem recursos e promoverem serviços para toda a rede.

Os tipos de topologias podem ser:

· Barramento;

· Anel;

· Estrela;

· Malha;

Barramento

Um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com