TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rede - Controle De Fluxo

Artigos Científicos: Rede - Controle De Fluxo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/2/2015  •  530 Palavras (3 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 3

Questão 01 – Pesquise e descreva as vantagens da comutação de circuitos sobre a comutação de pacotes e vice-versa.

A comutação de circuitos e a comutação de pacotes diferem em diversos aspectos.

Na comutação de circuitos, é indispensável formar, previamente, uma passagem fim-a-fim, ou seja, considerando apenas a origem e o destino da comunicação, sem se preocupar com os elementos intermediários para que os dados possam ser enviados. Isso garante que, após a conexão ter sido realizada, não existirá engarrafamento e os dados serão enviados de forma ordenada. Contudo, configurar uma passagem com antecedência gera reserva e possível desperdício de largura de banda. Esse tipo de comutação não é muito complacente a falhas, sendo que na ociosidade de um switch, os circuitos que o usam serão encerrados. Os bits fluem sucessivamente pelo fio e a transmissão de dados é feita de forma clara, ou seja, o transmissor e o receptor decidem a taxa de bits, formato ou método de enquadramento, sem interferência da concessionária de comunicações, o que torna possível, por exemplo, a coexistência de voz, dados e mensagens de fax no sistema telefônico.

Já na comutação de pacotes, não é preciso formar uma comunicação antecipadamente. Assim sendo, distintos pacotes poderão seguir caminhos diferentes, dependendo das condições da rede na ocasião em que forem enviados, não chegando, basicamente, ao receptor de forma ordenada. Todavia, existe, a probabilidade de congestionamento em todos os pacotes, uma vez que, antecipadamente, não é reservada a largura de banda para a transmissão. Este método é mais complacente a defeitos e, em caso de um switch parar de funcionar, os pacotes são roteados de maneira a contornar os inativos. É usada a transmissão store-and-forward, na qual os pacotes são reservados na memória de um roteador, e depois de examinados em busca de erros, são enviados ao roteador seguinte. Por fim, essa comunicação não se dá de forma transparente sendo que os parâmetros básicos, tais como taxa de bits, formato e método de enquadramento, são determinados pela concessionária de comunicações. No sistema como um todo, a comutação de pacotes é mais eficiente que a comutação de circuitos.

Questão 02 – Pesquise e descreva as diferenças entre controle de fluxo e controle de congestionamento.

O controle de fluxo é fim-a-fim quando a camada de rede (roteadores) não proporciona apoio à camada de transporte no controle de congestionamento. O controle será feito pelos sistemas finais analisando o comportamento da rede por meio de informações como perda de pacotes ou atraso.

O controle de congestionamento conta com o auxílio dos roteadores da camada de rede para prover informações a respeito de congestionamento. O roteador poderá passar essa informação de congestionamento direto para o remetente ou marcando um pacote para que o destinatário entenda o congestionamento e informe para o remetente.

Os dois controles colaboram para limitar a quantidade de tráfego que entra na rede. Pois quando não há os controles de fluxo, ocorre a sobrecarga e consequentemente as filas aumentam de tamanho, os pacotes são descartados, fontes devem retransmitir as mensagens.

Portanto, o controle de fluxo previne

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com