TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCP - Controle De Fluxo

Monografias: TCP - Controle De Fluxo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/12/2013  •  1.816 Palavras (8 Páginas)  •  694 Visualizações

Página 1 de 8

Questões de Revisão do Capítulo 1: Redes de Computadores e a Internet

1. Quais são os dois tipos de serviços que a Internet provê para as suas aplicações? Apresente algumas características de cada um destes serviços.

R: A Internet oferece os serviços nao orientados a conexão e a orientanda conexão. O orientado possui as caracteristicas da trasnferencia confiável, controle de fluxo e o controle de congestionamento. O não orientado possui a transferencia nao confiavel sem os controles de fluxo e congestionamento.

2. Foi dito que controle de fluxo e controle de congestionamento são equivalentes. Isto é verdade para o serviço orientado a conexões da Internet? Os objetivos do controle de fluxo e do controle de congestionamento são os mesmos?

R: O controle de fluxo e o de congestionamento sao diferentes e com objetivos distintos na internet. O controle de fluxo certifica-se que nehuma extremidade de uma interconexao sobrecarregue os buffers na outra ponta da conexão, mandando os pacotes rapidamente o controle de congestionamento regula a quantidade de dados que uma aplicaçao pode emitir na rede ajudando que nao ocorra o congestionamento no nucleo da rede.

3. Descreva brevemente como o serviço orientado a conexões da Internet provê um transporte confiável.

R: quer dizer que uma aplicação pode confiar que a conexão entregará os seus dados sem erro e na ordem certa. A confiabilidade na Internet é conseguida por meio da utilização de confirmações e retransmissões ex quando um sistema A envia algo para o sistema B ele espera por um confirmçao de B para saber se recebu o obj enviado caso B nao tenha recebido ele envia de novo ate receber uma confirmaçao de B.

4. Quais são as vantagens de uma rede comutada por circuitos em relação a uma rede comutada por pacotes? Quais as vantagens do TDM sobre o FDM numa rede comutada por circuitos?

R: comutada: necessário estabelecer um caminho fim-a-fim, para os dados serem enviados garante que após a conexão não haverá congestionamento e os dados serão enviados de forma ordenada. Já na comutação de pacotes, não é necessário e uma comunicação previamente. Assim os pacotes poderão seguir caminhos distintos, dependendo das condiçoes da rede no momento em que forem enviados, não chegando, necessariamente, ao receptor de forma ordenada. A vantagem da comutada de circuito e que o pacote ira chegar ao seu destino final, mas ele ira desperdiçar recurosos. As vantagens do TDM com a FDM e que a TDM obtém vantagens sobre a outra, pois por ser dividida por tempo e não por freqüência, fornece toda a capacidade da banda para um usuário por um determinado tempo ao invés de fornecer apenas uma fração.

5. Suponha que entre um host transmissor e um host receptor haja exatamente um comutador de pacotes. As taxas de transmissão entre o host transmissor e o comutador e entre o comutador e o host receptor são, respectivamente, R1 e R2. Assumindo que o roteador utiliza comutação de pacotes do tipo armazena e retransmite (store-and-forward), qual é o atraso fim a fim para enviar um pacote de comprimento L? (Ignore os atrasos de enfileiramento, propagação e de processamento).

6. Quais são algumas das tecnologias de rede que utilizam circuitos virtuais? (Encontre boas URLs que discutam e expliquem estas tecnologias).

R: ATM O caminho virtual que representa um grupo de circuitos virtuais transportados ao longo do mesmo caminho é identificado pelo Virtual Path Identifier (VPI) que tem 8 bits e representa metade da ligação de identificação utilizada pelo ATM. Apesar de ter 8 bits de comprimento numa célula UNI, o campo expande para 12 bits de modo a preencher o campo GFC numa célula NNI.

7. O que entendemos por informação de estado da conexão numa rede de circuitos virtuais?

R: Entendemos que uma Gerência de rede, como sendo uma conexão permanente entre 2 pontos. A rota através dos equipamentos de rede pode variar ao passo que ocorrem falhas, mas as portas de cada extremidade são mantidas fixas.

8. Qual é a taxa de transmissão de LANs Ethernet? Para uma dada taxa de transmissão, cada usuário da LAN pode transmitir continuamente a esta taxa?

R: 10mbps, 100mbps, 1gbps e 10gbps, pois por ser um meio compartilhado o usuarioa so consiguira trasmitir em uma taxa aproximada se nao housvesse concorrencia .

9. Quais são alguns dos meios físicos sobre os quais o Ethernet pode funcionar?

R: cabo coaxial, par trançado fibra optica.

10. Modems discados, RDSI, HFC e ADSL são todos utilizados para acesso residencial. Para cada uma destas tecnologias de acesso, forneça uma faixa de taxas de transmissão e comente se a largura de banda é compartilhada ou dedicada.

R: RDSI- A conexão rdsi bri pode ser realizada até uma taxa de transmissão efetiva de 128KBPS, através de duas linhas de até 64 Kbps.

HFC- essa tecnologia utiliza a infraestrutura de TV a cabo para transmissão de dados até 30 Mbit/s

ADSL- ADSL normal, geralmente as menores taxas de Download começam em 64 Kbit/s e podem atingir 8 Mbit/s dentro de 300 metros da central

11. Considere a transmissão de uma série de pacotes de um host transmissor a um host receptor através de uma rota fixa. Liste as componentes do atraso no atraso fim-a-fim para um dado pacote. Quais destes atrasos são constantes e quais são variáveis?

R: Atraso de Propagação: Este atraso é diretamente relacionado com o tempo de propagação do sinal no meio de transmissão, sendo este, função da velocidade da luz no meio. (constante). Atraso nos Nós da Rede: é o principal atraso que os pacotes sofrem dentro da rede. Este atraso é composto de duas parcelas: uma fixa, referente ao tempo de transmissão do pacote, e outra variável, correspondente ao tempo de espera na fila até que o pacote seja atendido. (variável). Atraso devido ao Buffer: comportamento aleatório do tempo de enfileiramento dos pacotes nos roteadores. Se a variação do atraso for muito alta, o atraso adicional necessário para compensar a variação pode resultar em um atraso fim-a-fim inaceitável. (cosntantes)

12. Quais são as cinco camadas da pilha de protocolos da Internet? Quais são as principais responsabilidades de cada uma destas camadas?

R: aplicação: suporta aplicações de rede (ftp,smtp,http)

Transporte: transferência de dados entre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com