TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rede De Compuradores

Pesquisas Acadêmicas: Rede De Compuradores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2013  •  2.264 Palavras (10 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 10

Redes de Computadores e Telecomunicações

Prof. : Jefferson Sena

Tema:Camada ISO - Camada de Aplicação

Equipe de Trabalho:

Tiago Alves

Raphael Duarte

Leon Felipe

Patricia Benicio

Lucas Barroso

Lucas Siqueira

Ully Dias

Modelo OSI ISO

Em 1978, International Standards Organization (ISO) apresentou o modelo ISO for Open Systems Interconnect (OSI) como uma primeira etapa em direção à padronização internacional dos vários protocolos necessários para comunicação de rede.

Foi projetado para estabelecer padrões de comunicação de dados que deseja promover a interoperabilidade de vários fornecedores.

Consiste em sete camadas, com um conjunto específico de funções de rede alocada para cada camada e diretrizes para implementação de interfaces entre camadas.

Detalhes de um conjunto específico de protocolos e interfaces para implementar em cada camada. Até agora, somente as quatro camadas menores foram definidas explicitamente. As camadas superiores e suas interfaces aos inferior, ainda não tiverem foi concluídas. O modelo geral se tornou a base para o início de ambiente padrão obrigatório, GOSIP, do governo em agosto de 1990.

Além de explicitamente definir protocolos e interfaces em camadas selecionadas, o modelo OSI também serve como um conceito, fornecendo uma referência para como a comunicação de dados deve ocorrer. Ele fornece uma base comum para a coordenação de desenvolvimento de padrões para interconexão de sistemas, permitindo padrões existentes e arquiteturas sejam colocados em perspectiva dentro do modelo de referência geral.

Os princípios que levaram à criação de sete camadas são:

• Uma camada deve ser criada apenas em diferentes níveis de abstração é necessária.

• Cada camada deve executar uma função bem definida.

• A função de cada camada deve ser escolhida com um olho na definição de protocolos padronizados internacionalmente.

• Os limites da camada devem ser escolhidos para minimizar o fluxo de informações entre as interfaces.

• O número de camadas deve ser grande o suficiente para que funções distintas precisam não ser lançadas juntos na mesma camada sem necessidade e pequeno o suficiente para que a arquitetura não se tornam difíceis.

As 7 Camadas do ISO

1- Física - Define a conexão física entre o sistema computacional e a rede. Especifica o conector, a pinagem, níveis de tensão, dimensões físicas, características mecânicas e elétricas.

2 -Enlace- Aqui a informação é formatada em quadros (frames). Um quadro representa a exata estrutura dos dados fisicamente transmitidos através do fio ou outro meio

3 -Rede - O roteamento dos dados através da rede é implementado aqui.

4 -Transporte - Efetua os processos de seqüenciamento e, em alguns casos, confirmação de recebimento dos pacotes de dados.

5 -Sessão - estabelece e encerra os enlaces de comunicação.

6 -Apresentação - Aqui os dados são convertidos e garantidos em um formato universal.

7- Aplicação -Esta camada funciona como uma interface de ligação entre os processos de comunicação de rede e as aplicações pelo usuário.

Camada de Aplicação

Contém uma variedade de protocolos que são comumente necessários, nessa camada temos as Interfaces do Usuário, onde são criados os dados propriamente ditos (e-mail, transferência de arquivo, etc.). É por aqui que os dados são enviados e recebidos pelos usuários. Esses pedidos são feitos pelos aplicativos de acordo com os protocolos utilizados.

Da mesma forma que a camada física, ela fica no extremo do modelo, portanto ela também inicia e finaliza o processo.Esta camada também disponibiliza os recursos (protocolo) para que tal comunicação aconteça,tudo nesta camada é relacionado ao software.O conjunto de protocolos TCP /IP estão distribuídos ao longo das camadas superiores se comparados com o modelo ISO /OSI. Dentre eles , existem muitos protocolos que atuam na ultima camada (aplicação ), alguns protocolos utilizados nesta camada são: HTTP, SMTP, FTP, SSH, Telnet, NNTP, POP3, IMAP, BitTorrent, DNS, Ping, etc.

HTTPS

HTTPS significa protocolo de transferência de hipertexto seguro. Quando um site usa esse protocolo, as informações entre o cliente e o servidor são criptografadas, para que as informações podem ser transferidas com segurança em uma rede insegura. é o padrão para a arquitetura por trás da Internet e computação cliente-servidor. Ele permite que dois computadores diferentes se comuniquem.Possibilita a organização de documentos de modo não linear. Ou seja, ao contrário de livros, artigos e textos, que são divididos em capítulos, seções, páginas e parágrafos, dispostos em uma sequência linear pré-definida, um sistema de hipertexto permite que o acesso seja feito conforme o interesse do leitor.Por possuir uma estrutura em formato de grafo ou rede é possível "navegar" através de textos com assuntos que possuam uma relação sintática e/ou semântica. Os sistemas com tais características são denominados Sistemas de Hipertexto. Um hiperdocumento é um documento que possui ligações entre palavras-chave e telas de informação relacionados. Em outras palavras, hiperdocumento é um documento em forma de hipertexto.Assim, identificamos na figura 2.1 as unidades que compõem um hiperdocumento: nodos, ligações e âncoras, descritos a seguir.

NODOS

Os nodos são as unidades de informações de um hiperdocumento. Esses nodos representam idéias, conceitos, comentários, explicações ou outros detalhes. São os elementos básicos de estruturação do hiperdocumento, sendo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com