TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rede e Requisitos

Artigo: Rede e Requisitos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2014  •  Artigo  •  921 Palavras (4 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 4

Rede e Requisitos

Uma rede de computadores é formada por um conjunto de módulos processadores capazes de trocar informações e partilhar recursos, interligados por um sub-sistema de comunicação, ou seja, é quando há pelo menos dois ou mais computadores(caixas eletronicos) e outros dispositivos interligados entre si de modo a poderem compartilhar recursos físicos e lógicos, estes podem ser do tipo: dados, impressoras, mensagens,entre outros.

A Internet é um amplo sistema de comunicação que conecta muitas redes de computadores. Existem várias formas e recursos de vários equipamentos que podem ser interligados e compartilhados, mediante meios de acesso, protocolos e requisitos de segurança.

Os meios de comunicação de um caixa eletronico são por : linhas telefónicas e cabo de rede.

O objectivo das redes de computadores é permitir a troca de dados entre computadores e a partilha de recursos de hardware e software.

O caixa eletrônico é um terminal remoto da estrutura do banco, portanto sua comunicação é feita toda através da internet através de redes ATM.

Para que o usuário consiga efetuar uma operação a partir de um terminal, é necessário que existam diversos fatores de autenticação e validação de chaves e certificados. Foi contemplada para o processo de validação a utilização de cartão magnético com micro chip e chave de segurança. Em outros modelos de terminais também é possível encontrar outros fatores de autenticação no caso “biometria” Com a biometria você pode sacar dinheiro, consultar saldo e extrato da conta-corrente sem cartão nem senha nos caixas eletrônicos usando apenas a ponta do dedo. (confirmação por digitais do usuário).

Abaixo segue a composição física e logica do terminal de caixa eletrônico descrito neste projeto;

°Micro computador com sistema operacional Windows XP ou Linux;

°Placa de rede

Uma placa de rede (também chamada adaptador de rede ou NIC, do acrônimo inglês Network Interface Card) é um dispositivo dehardware responsável pela comunicação entre os computadores de uma rede.

A placa de rede é o hardware que permite aos computadores conversarem entre si através da rede. A sua função é controlar todo o envio e recepção de dados através da rede.

°Leitor de cartão magnético

Dispositivo que ira realizar a leitura de cartão magnético.

°Link de dados – Frame Relay conectado a rede ATM do banco;

O Frame Relay é uma eficiente tecnologia de comunicação de dados usada para transmitir de maneira rápida a informação digital através de uma rede de dados, dividindo essas informações em frames (quadros).

°Roteador de comunicação;

Roteador é um dispositivo que encaminha pacotes de dados entre redes de computadores, criando um conjunto de redes de sobreposição. Um roteador é conectado a duas ou mais linhas de dados de redes diferentes. Quando um pacote de dados chega, em uma das linhas, o roteador lê a informação de endereço no pacote para determinar o seu destino final. Em seguida, usando a informação na sua política tabela de roteamento ou encaminhamento, ele direciona o pacote para a rede de próxima em sua viagem. Os roteadores são os responsáveis pelo "tráfego" na Internet. Um pacote de dados é normalmente encaminhado de um roteador para outro através das redes que constituem a internetwork até atingir o nó destino.

Existem diversas tipos meios de comunicação hoje disponível no mercado sendo elas:

°Fibra Ótica

O meio de transmissão por fibra óptica é chamado de "guiado", porque as ondas eletromagnéticas são "guiadas" na fibra, embora o meio transmita ondas omnidirecionais,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com