TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redes

Artigo: Redes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2013  •  931 Palavras (4 Páginas)  •  745 Visualizações

Página 1 de 4

Redes de Computadores

Camada de Enlace

Estudo Dirigido

1) Quais são as principais funções da camada de enlace.

A função da camada de enlace é detectar, e opcionalmente corrigir os erros impostos pelo meio físicos.

2) A camada de Enlace também tem a função de fornecer serviço à camada superior, ou seja, a de rede. Descreva detalhadamente este processo.

A função da camada de enlace é fornecer serviços à camada superior, ou seja, a de rede, sendo que o principal deles é transferir dados da camada de rede da máquina de Origem para a camada de rede da máquina de destino. Para a comunicação entre as camadas de rede e de enlace de dados, existe uma entidade denominada processo. Quando a camada de rede de uma máquina de origem deseja transmitir dados para uma máquina de destino, existe um processo que envia bits para a camada de enlace para que eles sejam transmitidos até a máquina.

3) Descreva como funciona a delimitação de quadros (Contagem de caracteres, Caracteres delimitadores e Flags delimitadores).

A estratégia adotada pela camada de enlace é dividir o fluxo de bits recebidos da camada física em quadros e verificar se existem erros no fluxo de bits transmitidos e opcionalmente corrigi-los. Existem quatro meios de isso ser feito, são eles:

Contagem de caracteres— consiste na colocação de um campo no cabeçalho que informa a quantidade de caracteres do quadro. A camada de enlace da máquina de destino saberá quantos caracteres serão recebidos e logo o fim do quadro.

Caracteres delimitadores— utiliza caracteres especiais que delimitam o início e o final do quadro. Cada quadro começa com um caractere e termina comum caractere, definidos pela tabela ASCII:

Flags delimitadores — esta técnica permite que os quadros de dados contenham um número arbitrário de dados e possibilita a utilização de códigos de caracteres com número arbitrário de bits. Cada quadro transmitido começa e termina com uma seqüência de bits 01111110, chamada de FLAG.

4) Explique o processo que a camada de enlace faz para corrigir os erros.

Para executar as tarefas de detecção e correção de erros, a cadeia de bits é organizada em conjuntos de bits denominados de quadro. Os bits são trocados entre os adaptadores de rede, mas os quadros delimitados e corrigidos são trocados entre os hosts ou nós de rede. O adaptador de rede é controlado por software que está sendo executado pelo nó, conhecido como “device driver”, tipicamente representado como um protocolo de baixo nível.

5) Explique a principal diferença entre o controle de Fluxo STOP-WAIT e Janela deslizante. Qual utiliza mais a largura de banda?

Stop-wait: Como a camada de enlace de dados receptora na verdade não possui um buffer infinito e também sua camada de rede não possui uma velocidade de processamento infinita dos quadros, é necessário implementação de controle de fluxo. Um método seria conhecer a velocidade de processamento da camada de rede da máquina receptora, o tamanho do buffer da camada de enlace e inserir um atraso no envio dos quadros. Como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com