TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redes

Tese: Redes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2013  •  Tese  •  1.001 Palavras (5 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 5

Respostas

1. O Hub possui um placa de circuito integrado que liga todos os cabos de rede do segmento. Portanto, quando a máquina (A) quer enviar pacotes para a máquina (B), esse pacote chega a todas as maquinas, pois o que chega em uma porta do hub simplesmente é replicado para todas as outras portas. A isso damos o nome de broadcast. As máquinas sabem quando um pacote lhe pertence analisando o mac destino do pacote, como vimos no tópico passado.

Um broadcast é um pacote que trafega em todas as máquinas da rede. Ele tem dois grandes problemas. O primeiro é o desempenho: quando mais broadcast, pior o desempenho; o segundo é a segurança, pois se um pacote de rede trafega em todas as máquina, um sniffer pode capturar esse pacote, descobrindo senhas e outras informações importantes.

O switch é aparentemente igual ao hub. Mas apenas aparentemente. Internamente ele possui uma tabela com duas colunas: porta e mac. Quando um pacote trafega pelo switch este lê os cabeçalhos de origem do pacote e atualiza a tabela interna associando o mac com a porta do switch por onde esse pacote veio. Também lê o cabeçalho de destino e pesquisa em sua tabela interna em qual porta a máquina destino está pendurada, enviando o pacote apenas para esta porta. Somente é feito broadcast quando a máquina destino não é reconhecida. Isso faz com que o switch seja mais rápido e seguro que o hub.

2. É a maneira pela qual ocorre a transmição de dados: Simplex o canal lógico ou físico é unidirecional, half duplex: O fluxo de dados funciona nos dois sentidos, mas nao de forma simultania e por ultimo full duplex: O fluxo de dados opera nos dois sentidos de modo simultaniamente.

Exemplo: Tv, radio e aparelhos de telefones

3. Primeira camada: Física - É onde está a parte física da rede como placas, cabos, antenas, conectores, etc.

Segunda camada: Enlace - Responsável pelo codificação dos dados de acordo com o meio onde este vai passar (cabo, fibra, radio, etc).

Terceira camada: Rede - Responsável pela identificação da origem e destino das máquina na rede.

Quarta camada: Transporte - Responsável por garantir que um pacote chegue ao seu destino.

Quinta camada: Seção - Identificar o aplicativo responsável pelo pacote.

Sexta camada: Apresentação - Cuida da criptografia dos dados, entre outras funções.

Sétima camada: Aplicação - Os programas.

Dividindo o protocolo em camadas fica mais fácil o desenvolvimento, uma vez que o programado da camada 7 não precisa saber que tipo de meio físico seu sistema vai trabalhar.

Nem todos os protocolos são divididos exatamente assim. O tcp/ip, por exemplo, é dividido em 4 camadas, sendo que uma camada tcp/ip pode fazer a função de até 3 camadas tcp.

Hub camada 1: - Camada de Interface de Rede ou Física É a primeira camada. Também chamada camada de abstração de hardware, tem como função principal a interface do modelo TCP/IP com os diversos tipos de redes (X.25, ATM, FDDI, Ethernet, Token Ring, Frame Relay, sistema de conexão ponto-a-ponto SLIP,etc.) e transmitir os datagramas pelo meio físico, sinais físicos, tem a função de encontrar o caminho mais curto e confiável. Como há uma grande variedade de tecnologias de rede, que utilizam diferentes velocidades, protocolos, meios transmissão, etc. , esta camada não é normatizada pelo modelo, o que provê uma das grandes virtudes do modelo TCP/IP: a possibilidade de interconexão e inter-operação de redes heterogêneas. Esta camada lida com os meios de comunicação, corresponde ao nível de hardware, ou meio físico, que trata dos sinais eletrônicos, conector, pinagem, níveis de tensão, dimensões físicas, características mecânicas e elétricas etc.

Switch camada 2: camada de enlace recebe os dados formatados pela Camada Física, os bits, e trata os mesmos, convertendo em sua unidade de dados para ser encaminhado para a próxima camada.

Um conceito importante, o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com