TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redes

Trabalho Universitário: Redes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2014  •  843 Palavras (4 Páginas)  •  1.031 Visualizações

Página 1 de 4

Atividade :

1.Considere uma aplicação que transmita dados a uma taxa constante (por exemplo, a origem gera uma unidade de dados de N bits a cada k unidade de tempo, onde k é pequeno.e fixo). Considere também que, quando essa aplicação começa, continuará em funcionamento por um período de tempo relativamente longo. Responda às seguintes perguntas, dando uma breve justificativa para sua resposta:

a)O que seria mais apropriado para essa aplicação: uma rede de comutação de circuitos ou uma rede de comutação de pacotes ? Por quê ?

b)Suponha que seja usada uma rede de comutação de pacotes e que o único tráfego dessa rede venha de aplicações como a descrita anteriormente. Além disso, admita que a soma das velocidades de dados da aplicação seja menor do que as capacidades de cada um dos enlaces. Será necessário algum tipo de controle de congestionamento? Por quê?

2.Considere a analogia do comboio de carros dado em aula. Admita uma velocidade de propagação de 100 km/h.

a)Suponha que o comboio viaje 200 km, começando em frente a um dos postos de pedágio, passando por um segundo e terminando em um terceiro. Qual é o atraso fim-a-fim?

b)Repita o item a) admitindo que haja sete carros no comboio em vez de dez.

· Carros se “propagam” a 100 km/h

· Pedágios levam 12 s para atender um carro (tempo de transmissão)

3.Considere o envio de um pacote de F bits por um caminho de Q enlaces. Cada enlace transmite a uma velocidade de R bps. A rede está levemente carregada, portanto não há atrasos de fila. O atraso de propagação é desprezível.

a)Suponha que a rede seja de comutação de pacotes por circuitos virtuais. Designe o tempo de estabelecimento de CVs em ts segundos. Suponha que as camadas de envio agreguem um total de h bits de cabeçalho a cada pacote. Quanto tempo demoraria para enviar o arquivo da origem ao destino?

b)Suponha que a rede seja de datagramas por comutação de pacotes e que o serviço utilizado não orientado para conexão. Agora suponha que cada pacote tenha 2h bits de cabeçalho. Quanto tempo demora para enviar o pacote?

c)Finalmente, suponha que a rede seja de comutação de circuitos e que a velocidade de transmissão do circuito entre origem e destino seja R bps. Admitindo tempo de conexão ts e h bits de cabeçalho anexados ao pacote, quanto tempo levará para enviar esse pacote?

4.Este problema elementar começa a explorar atrasos de propagação e de transmissão, dois conceitos centrais em redes de computadores. Considere dois computadores , A e B, conectados por um único enlace de taxa R bps. Suponha que esses computadores sejam separados por m metros e que a velocidade de propagação ao longo do enlace seja de s metros/segundos. O computador A tem de enviar um pacote de L bits ao computador B.

a)Expresse o atraso de propagação, dprop, em termos de m e s.

b)Determine o tempo de transmissão do pacote, dtrans, em termos de L e R.

c)Ignorando os atrasos de processamento e de fila, obtenha uma expressão para o atraso fim-a-fim.

d)Suponha

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com