TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redes

Monografias: Redes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2015  •  3.922 Palavras (16 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 16

Roteador – Encaminha pacotes de dados para a Internet e recebem pacotes de dados da Internet.Para os hosts acessarem as redes remotas, devem enviar o tráfego a um roteador local que possa rotear o tráfego na rede destino correta. Esse roteador local é conhecido como gateway padrão e os hosts devem ser configurados com este endereço para se comunicarem com dispositivos em redes remotas.

Switch – Conecta dispositivos finais usando cabos de rede

Access point sem fio - Consiste em um transmissor de rádio capaz de conectar dispositivos finais sem fio

Dispositivo de firewall - Protege o tráfego de saída e restringe o tráfego de entrada

O sistema operacional em roteadores residenciais é geralmente chamado de firmware. O método mais comum para configurar um roteador residencial é usar um navegador Web para acessar uma GUI fácil de usar. A maioria dos roteadores residenciais permite a atualização do firmware, caso novos recursos ou vulnerabilidades de segurança sejam descobertos.

SHELL: Interface de usuário que permite aos usuários solicitar tarefas especificas ao computador, essas solicitações podem ser feitas por interface CLI ou GUI.

KENEL: Faz a comunicação entre hardware e software de um computador e controla os recursos de hardware são utilizados para atender os requisitos do software.

Hardware: Parte física do computadorque incluem peças eletrônicas.

IOS Bootcamp

O próprio arquivo do IOS possui vários megabytes em tamanho e é armazenado em uma área de memória semi-permanente chamada de flash. A memória Flash fornece armazenamento não volátil. Isso significa que o conteúdo da memória não é perdido quando o dispositivo fica sem energia. . A RAM tem muitas funções que incluem armazenar dados que são usados pelo dispositivo para dar suporte a operações de rede. Executar o IOS na RAM aumenta o desempenho do dispositivo, no entanto, a RAM é considerada uma memória volátil porque os dados são perdidos durante um ciclo de energia. As principais funções executadas ou habilitadas pelos roteadores e switches da Cisco incluem:

Oferecer segurança de rede

Endereçamento IP de interfaces virtuais e físicas

Permitir configurações específicas à interface para otimizar a conectividade do meio físico respectivo

Roteamento

Habilitar tecnologias de Qualidade de serviço (QoS)

Suporte a tecnologias de gerenciamento de rede

Os serviços fornecidos pelo Cisco IOS são geralmente acessados usando uma CLI.

Existem várias maneiras de acessar o ambiente CLI. Os métodos mais comuns são:

Console

Telnet ou SSH

Porta AUX

Console

A porta do console é uma porta de gerenciamento que fornece acesso out-of-band a um dispositivo da Cisco. O acesso fora da banda refere-se ao acesso por meio de um canal dedicado de gerenciamento que é usado somente para fins de manutenção de dispositivo. A vantagem de usar uma porta de console é que o dispositivo estará acessível mesmo se nenhum serviço de rede tiver sido configurado, como ao executar uma configuração inicial do dispositivo de rede.

Telnet

Telnet é um método para estabelecer de forma remota uma sessão de CLI de um dispositivo, por meio de uma interface virtual, pela rede. Diferente da conexão do console, as sessões Telnet exigem serviços de rede ativos no dispositivo. O dispositivo de rede deve ter pelo menos uma interface ativa configurada com um endereço de Internet, como um endereço IPv4.

SSH

O protocolo Secure Shell (SSH) fornece um login remoto semelhante ao Telnet, exceto se ele utilizar serviços de rede mais seguros. O SSH fornece autenticação de senha mais forte do que o Telnet e usa criptografia ao transportar dados da sessão. Isso mantém o ID de usuário, a senha e os detalhes da sessão de gerenciamento em privacidade. Como prática recomendada, use o SSH em vez do Telnet sempre que possível.

AUX

Uma maneira mais antiga de estabelecer um sessão de CLI remotamente é via uma conexão dial-up de telefone com um modem conectado à porta auxiliar (AUX) de um roteador, que é destacado na figura. Semelhante à conexão do console, o método AUX é também uma conexão out-of-band e não exige que serviços de rede sejam configurados ou estejam disponíveis no dispositivo. Caso os serviços de rede falharem, será possível que o administrador remoto acesse o switch ou o roteador por uma linha telefônica.

A porta AUX também pode ser usada localmente, como a porta do console, com uma conexão direta a um computador executando um programa de emulação de terminal. A porta do console também é preferencial sobre a porta auxiliar para correção de erros, pois ela exibe mensagens de inicialização, de depuração e de erros por padrão.

Em uma ordem hierárquica dos mais básicos até os mais especializados, os principais modos são:

Modo executivo do usuário (EXEC usuário)

Modo executivo privilegiado (EXEC privilegiado)

Modo de configuração global

Outros modos de configuração específicos, como o modo de configuração da interface

Navegação no IOS

Os dois modos primários de operação são o modo EXEC usuário e o modo EXEC privilegiado. Como um recurso de segurança, o software Cisco IOS separa as sessões EXEC em dois níveis de acesso.

Modo EXEC Usuário

O modo EXEC usuário tem recursos limitados, mas é útil para algumas operações básicas. O modo EXEC usuário está no nível mais básico da estrutura hierárquica modal. Esse modo é o primeiro modo encontrado na entrada no CLI de um dispositivo IOS.

O modo EXEC usuário permite somente uma quantidade limitada de comandos básicos de monitoramento. Ele é frequentemente referido como modo somente de visualização. O nível EXEC usuário não permite a execução de quaisquer comandos que poderiam alterar a configuração do dispositivo.

Por padrão, não há autenticação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com