TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redes De Celulares 4G E 5G

Artigo: Redes De Celulares 4G E 5G. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  6.780 Palavras (28 Páginas)  •  614 Visualizações

Página 1 de 28

7CAPÍTULO 1: INTRODUÇÃO

A presença da tecnologia na organização das práticas sociais tem se tornado cada vez mais evidente ao longo dos séculos, desde ações simples, como ligar e desligar aparelhos eletrônicos até as mais complexas, como a utilização de computadores de última geração.

Dentro desse contexto e diante dos avanços tecnológicos percebe-se que o desenvolvimento da rede de telefonia móvel tem provocado avanços significativos no contexto das relações humanas causando uma verdadeira revolução no que diz respeito aos processos inerentes a comunicação à medida que aumenta a possibilidade para a troca de informações através da utilização de redes celulares cada vez mais potentes, sendo utilizada por um número crescente de pessoas, permitindo o compartilhamento rápido de ideias a partir de interesses comuns de alguns indivíduos, fazer downloads filmes, vídeos e músicas de maneira rápida e eficiente.

CAPÍTULO 2: EVOLUÇÃO DO APARELHO CELULAR

Segundo Almeida (2004) o termo “celular” vem de Cella, palavra de origem latina que significa área que faz parte de um conjunto. Este termo foi empregado para o sistema de telefonia móvel em decorrência das Cellas (em inglês) ou Células (em português), como são chamadas as áreas em que se divide o território que contem Estações Rádio Base (ERBs).

A ideia de um sistema automático de telefonia móvel iniciou a partir de 1947 quando alguns engenheiros começaram a pensar em uma forma de tornar a comunicação mais eficiente através da criação de um aparelho telefônico que funcionasse sem estar conectado a fios elétricos, utilizando apenas ondas eletromagnéticas. Essa ideia só veio a se concretizar anos depois, quando as empresas começaram a realizar testes objetivando chegar a um aparelho que funcionasse perfeitamente. Este feito foi dado a empresa Ericsson que em 1956 desenvolveu o primeiro aparelho o Ericsson MTA (Figura 1) que pesava cerca de 40 quilogramas e devido a seu peso era instalado em porta-malas de carros. Em seguida, em 1973, a empresa americana Motorola lança no mercado o DynaTAC 8000x (Figura 1) desenvolvido pelos engenheiros Jonh Mitchell e Marty Cooper.

Figura 1: Ericsson MTA e DynaTAC 8000x

Fonte: (Saberdesign).

A primeira ligação realizada através de aparelho celular aconteceu em abril de 1973, em Nova York, usando o modelo DynaTAC 8000x. O celular utilizado ficou conhecido popularmente por “tijolão” devido às suas dimensões físicas (25 cm de comprimento por 7 cm de largura) e pelo fato de ser muito pesado (cerca de 1 quilograma) . Era um aparelho bem rudimentar com uma memória capaz de armazenar no máximo 30 números de telefone diferentes. Sua única função era a transmissão de voz (analógico) operando com tecnologia AMPS (Advanced Mobile Phone Service), a bateria ainda não tinha longa duração, por isso um usuário podia falar o máximo durante 20 minutos.

Para que o aparelho conquistasse o gosto dos consumidores e fosse mais acessível era necessário reduzir suas dimensões físicas e aumentar suas funções, tendo em vista a redução do custo final. Foi neste intuito que, no início da década de 90, surgiu a segunda geração de aparelhos celulares, momento em que as empresas colocaram no mercado aparelhos menor e menos pesado como o Motorola Micro TAC, considerado o primeiro “telefone de bolso”. Também, nesse período, passou-se a utilizar tecnologia TDMA (Time Division Multiple Access), CDMA (Code Division Multiple Access), a partir da qual se começou a utilizar banda larga, e GSM (Global System for Mobile Communication).

A segunda geração de celulares apresentou ao mercado aparelhos com design diferente e com um número maior de funções. Uma vez que, com o desenvolvimento da rede celular, passando de 1G a 2G, era possível o envio de mensagens de texto (SMS) os novos aparelhos adequaram-se a essa novidade introduzindo o teclado alfanumérico. As mensagens eram limitadas a poucos caracteres, não sendo possível a utilização acentos gráficas ou caracteres especiais. Houve também a introdução de visor colorido onde os aparelhos possuíam 4 mil cores diferentes sendo o Sanyo SCP-5300 desenvolvido pela Sprint Sayo, em 2002, o primeiro celular com tela colorida e câmera embutida.

Com o avanço das imagens coloridas, a presença de câmera embutida e o desenvolvimento da tecnologia de transmissão e controle de faixa de frequência os celulares já dispunham aparato suficiente ao envio de mensagens multimídias (MMS). Inicialmente essas mensagens multimídias continham apenas imagens, mas com a disponibilidade de acesso a internet já era possível enviar vídeos. O primeiro aparelho celular com internet móvel foi o Smartphone Nokia 9000i, que possuía um teclado QWERTY completo, o mesmo utilizado em teclados de computadores e nas antigas máquinas de escrever.

O período que intermeia a segunda e a terceira geração de aparelhos celulares foi marcado por uma grande quantidade de inovações dentre elas estão a adoção das tecnologias GPRS (General Packet Radio Service), EDGE (Enhanced Data Rates for Global Evolution) e CDMA-2000 1x ou 1xRTT (1xRadio Transmission Technology), e em decorrência dessas tecnologias houve um aumento significativo na velocidade de acesso à internet, a introdução de câmeras, suporte a reprodução de arquivos MP3, acelerômetro para rotacionar a tela automaticamente, sensor de luz ambiente, sensor de proximidade, rede wi-fi, bluetooth, espaço para cartão externo, dentre outros.

A terceira geração de aparelhos celulares iniciou a partir de 1991 e ofereceu aos consumidores várias inovações tecnológicas como: tecnologia UMTS (Universal Mobile Telecommunications Service), CDMA 1xEV-DO (Evolution, Data-Optimized), CDMA 1xEV-DV (Evolution, Data and Voice) e HSDPA (High Speed Downlink Packet Access), em decorrência da adoção dessas tecnologias já era possível a realização de vídeo-chamadas, conexão de internet de alta velocidade, receptor para TV digital, economia de energia nos aparelhos, dentre outras.

Atualmente encontramos celulares extremamente inteligentes que apresentam compatibilidade com a rede 4G através da tecnologia LTE (Long Term Evolution) que oferece uma navegação com velocidade até dez vezes maior em comparação a tecnologia anterior (3G). Nessa nova geração os celulares mais se assemelham a “minicomputadores”, como o iPhone 5, o Galaxy S4 e o Sony Xperia Z (Figura 2), todos considerados celulares de última geração, possuem bateria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.6 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com