TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redes Domesticas

Artigo: Redes Domesticas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2013  •  425 Palavras (2 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 2

1 INTRODUÇÃO

A Internet de hoje é provavelmente o maior sistema de engenharia já criado pela humanidade, com milhares de computadores conectados, links de comunicação e comutadores: centenas de milhares de usuários que se conectam esporadicamente por meio de telefones celulares, PDAs e dispositivos como sensores, webcams, consoles para jogos, quadros de imagens e até mesmo máquinas de lavar sendo conectadas à Internet. (Kurose, 2010)

Diante desta afirmativa, não se pode deixar de perceber que a Internet é parte integrante da vida das pessoas. Elas estão em contado com a rede mundial em praticamente todos os momentos: nas transações bancárias, nos estudos, no laser, na comunicação, no transporte, na saúde e à medida que a tecnologia avança é maior o número de equipamentos e ferramentas conectadas.

Partindo do princípio que até 2015 cerca de 80% dos lares no Brasil haverá pelo menos um computador conectado à rede mundial e ao menos um telefone com tecnologia de acesso à Internet (CGI.br, 2012), é necessário buscar conhecimentos que possam ser usados, na prática, por pessoas comuns, a fim de garantir sua segurança e ainda proporcionar comodidade no uso dos mais diversos aparelhos que acessam a Internet ou integram suas redes domésticas.

O objetivo deste artigo, portanto, é propor um modelo de configuração de rede que possa ser implantada e administrada facilmente por qualquer usuário, além de pesquisar a melhor opção de configuração dos equipamentos de acesso a Internet de modo que ofereça melhor custo benefício e a maior segurança.

Isto se dará através do estudo dos manuais e equipamentos comumente usados em redes domésticas a fim de tirar o melhor proveito dos equipamentos, iniciando-se por um levantamento bibliográfico, seguido de estudo de caso onde serão estudadas as redes domésticas de modo a identificar as necessidades de configuração e os riscos que elas correm por falta de segurança ou falha na configuração.

Para este projeto será construída uma rede composta por equipamentos comumente encontrados em residências como noteboks, smartphone e consoles de jogos com acesso à Internet. Após a instalação e estudo de caso, serão testadas as

Boas práticas de segurança para redes domésticas: instalação e configuração de ativos para

torná-las seguras

3

Artigo apresentado na Pós-Graduação em Segurança da Informação da FACSENAC-DF  12/2012

vulnerabilidades desta estrutura a fim de identificar os pontos fracos, os quais deverão ser corrigidos para um segundo estudo de caso.

A rede deste estudo será submetida a testes de vulnerabilidades usando-se ferramentas tal como o Nessus®1, Nmap®2 (Zenmap) e o Metasploit®3. Estes instrumentos são usados por profissionais da área de TI para inspecionar e verificar vulnerabilidades na rede e equipamentos que nela se encontram.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com