TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redes Exercícios

Resenha: Redes Exercícios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  Resenha  •  7.066 Palavras (29 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 29

Exercícios do capitulo 3, do livro base, para serem resolvidos como atividade

1ª Questão) Resolver os exercícios de números: 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 14 (a,b,c,d,e,g), 15.

Problemas - > resolver os problemas de numero 1 e 4.

Respostas:

1) a) A para S 467 23. b) B para S 513 23. c) S para A 23 467.

d) S para B 23 513. e) sim. f) não.

2) Para o host A: porta de origem=80, endereço IP origem = b, porta destino=26145, IP destino=a.

Para o host C, processo esquerda, porta de origem=80, endereço IP origem=b, porta destino=7532, IP destino=c.

Para host C, processo direita: Porta de origem=80, endereço IP origem=b, porta destino=26145,IP destino=c.

3)

Complemento de 1 = 1 1 1 0 1 1 1 0 .

Para detectar erros, o receptor adiciona as quatro palavras (as três palavras originais e oschecksum). Se a soma contém um zero, o receptor sabe que ocorreu um erro.

Todos erros serão detectados, mas dois bits de erro não podem ser detectado (por exemplo, se o último dígito da primeira palavra é convertido para um 0 e o último dígito da segunda palavra é convertido para um 1).

4) Supondo que o remetente está em estado de "espera por 1 de cima" e o receptor em estado de "Espera por 1 de baixo." O remetente envia um pacote com número de série 1, e as transições para "aguarde por ACK ou NAK 1". Supondo agora que o receptor recebe o pacote com seqüência número 1 corretamente, e envia um ACK, e as transições de estado "Espere por 0 a partir de baixo", à espera de um pacote de dados com o número de seqüência 0.No entanto, o ACK é corrompido. Quando o remetente rdt2.1 recebe o ACK corrompido, ele reenvia o pacote com seqüência número 1. No entanto, o receptor está esperando por um pacote com número de seqüência 0 e como sempre envia um NAK quando não recebe um pacote com número de seqüência 0. O remetente terá sempre que enviar um pacote com seqüência número 1, e o receptor responderá sempre NAK para esse pacote. Nunca irá avançar frente este estado.

5) No caso de ACKs, o remetente não precisa desta informação (ou seja, um número de sequência em um ACK) para informar ao detectar um ACK duplicado. Um ACK duplicado é evidente para o receptor rdt3.0, desde quando ele tem ACK recebido, o original é transferido para o próximo estado. O ACK duplicado não é o das necessidades do remetente e, portanto, é ignorado pelo remetente rdt3.0.

6) O lado remetente do protocolo rdt3.0 difere do lado do remetente do protocolo 2.2 em que timeouts foram adicionados.Vimos que a introdução de timeouts acrescenta a possibilidade de pacotes duplicados para o remetente-a-receptor fluxo de dados. No entanto, o receptor no protocolo rdt.2.2 já pode manipular pacotes duplicados. (Receiver-sideduplicados em rdt 2.2 surgiriam se o receptor enviou um ACK que foi perdido, e o remetente então retransmitir os dados antigos). Daí o receptor no protocolo rdt2.2 também irá funcionar como o receptor no protocolo RDT 3.0.

7) Os cenários de dados corrompidos e ACK corrompidos são mostrados na Figura:

8) Se o evento de timeout (tempo esgotado) ocorre, o pacote mais recentemente transmitido é retransmitido. Vamos ver por que este protocolo irá ainda trabalhar com o receptor rdt2.1. Suponha que o limite é causada por um pacote de dados perdidos, ou seja, um pacote sobre o remetente a canal receptor. Neste caso, o receptor nunca recebeu a transmissão anterior e, do ponto de vista do receptor, se o tempo limite de retransmissão é recebido, é exatamente como se o tempo da transmissão original está sendo recebida. Suponha agora que um ACK é perdido. O receptor irá eventualmente retransmitir os pacotes em um tempo limite. Mas uma retransmissão é exatamente a mesma ação que se tome quando um ACK é ilegível. Assim, a reação do remetente é a mesma que com uma perda, como com um ACK ilegível. O receptor 2,1 rdt já pode lidar com o caso de um ACK ilegível.

9) O protocolo funcionaria, uma vez que uma retransmissão seria o que aconteceria se houve sem pacotes recebidos com erros que realmente foram perdidos (e o receptor nunca sabe qual desses eventos vai ocorrer). Para começar, a questão mais sutil por detrás desta questão, tem que existir “tempo limite” para ocorrer. Neste caso, se cada cópia extra do pacote é ACK então cada ACK recebido extra faz com que outra cópia extra do atual pacote seja enviada, em um número n de vezes, n pacotes são enviados, aumentando sem limite de n tendendo ao infinito.

10)

11) Num protocolo NAK, a perda de pacotes x só é detectado pelo receptor quando pacotex+1 é recebido. Isto é, os receptores recebe x-1 e x+1 e, em seguida, apenas quando x+1 érecebido, o receptor percebe que x foi perdido. Se há uma longa demora entre atransmissão de x e a transmissão de x+1, então será um longo tempo até que x possa serrecuperado. Por outro lado, se os dados estão sendo enviados, muitas vezes, a recuperação em um esquema NAK pode acontecer rapidamente. Além disso, se os erros são freqüentes, seguidos NAKs são apenas enviados ocasionalmente (quando necessário), e ACK nunca são enviados, isso gera uma redução significativa no feedback no NAK-only apenas no caso sobre o ACK-only caso único.

12) Leva 8 microssegundos (ou 0,008 milissegundos) para enviar um pacote. Para que o remetente utilize 90 por cento, devemos ter: util = 0,9 = (0.008n) / 30,016ou n aproximadamente 3377 pacotes.

13) Em nosso protocolo de transferência de dados confiável GBN, o remetente mantem o envio de pacotes até que recebe um NAK. O NAK é gerado para n pacote apenas e se todos os pacotes até n - 1 forem recebidos corretamente. Isto é, n é sempre o menor número de sequência de um pacote que ainda está para ser recebido. Quando receber um NAK para n pacote, ele simplesmente começa termina novamente a partir n pacotes. Não existe um número máximo de pacotes não confirmados no canal. Observe o remetente realmente não sabe quantos pacotes são desconhecidos. Se o número de sequência atual, se K e o NAK passado foi de n pacotes, então pode haver tantos como k - (n - 1) os pacotes não confirmados no canal. Observe também que um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.8 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com