TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redes Físicas do tipo Estrela Estendida, Hierárquica e Malha.

Por:   •  9/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  752 Palavras (4 Páginas)  •  2.669 Visualizações

Página 1 de 4

Objetivo: Pesquisar sobre Redes Físicas do tipo Estrela Estendida, Hierárquica e Malha.

Resultados:

  • Rede Estrela Estendida → É igual a topologia em estrela, mas se diferencia porque cada nó vinculado ao nó central é o centro de outra estrela. Como mostra a imagem:

[pic 1][pic 2]

        Uma vantagem desse tipo de topologia é sempre que uma pequena rede precisa ser         interligada, é bastante fácil, devido à simplicidade de manutenção das redes. Porém,         domínios de broadcast e colisão podem ficar muito grandes, causando prejuízo ao         desempenho da rede e outra desvantagem é que se houver falha em algum equipamento que         interconecta as redes, todas ficaram fora do ar.

Observações: Domínio de colisão → É uma área lógica, na rede de computadores, onde os pacotes                 podem colidir uns contra os outros.

                Domínio de Broadcast →  É um segmento lógico de uma rede de computadores em                 que um computador ou qualquer outro dispositivo conectado à rede é capaz de se                 comunicar         com outro sem a necessidade de utilizar um dispositivo de roteamento.

  • Rede Hierárquica → Se assemelha a rede de tipo Estrela Estendida, mas nesse tipo de rede há a designação de um computador que controla o tráfego na rede. A rede é dividida em três camadas:
  1. Acesso → Faz interface com os dispositivos finais. Nessa camada podem estar os roteadores, switches, bridges, hubs e pontos de acesso wireless.
  2. Distribuição → Agrega os dados recebidos dos switches da camada de acesso antes de serem transmitidos para a camada de núcleo para que haja o roteamento até seu destino final.
  3. Núcleo → É o backbone de alta velocidade das redes interconectadas.

[pic 3][pic 4]

        As vantagens desse tipo de rede são diversas, como: escalabilidade, redes desse tipo podem         ser facilmente expandidas; redundância nos níveis de núcleo e de distribuição assegura a         disponibilidades de caminhos; melhor desempenho, a agregação de link entre os níveis e o         alto desempenho dos switches de núcleo e de distribuição permitem taxas de transmissão         próximas ao máximo suportado em toda a rede; segurança de porta do nível de acesso e         políticas no nível de distribuição tornam a rede mais segura; a consistência entre os switches em cada nível torna o gerenciamento mais simples; a modularidade do design hierárquico         permite a escala da rede sem que haja muitas complicações. Mas também podem ocorrer         desvantagens, como: as redes podem tornar-se grandes, aumentando o domínio de colisão e         como o tráfego é controlado por um computador, podem ocorrer falhas na rede devido a         erros humanos.

  • Rede Malha → Nessa topologia os computadores e redes locais interligam-se entre si, ponto a ponto, através de cabos e dispositivos de interligação adequados. Assim, existem diversos caminhos para se chegar ao mesmo destino, assim, fornecendo maior proteção contra interrupções de serviços.

[pic 5][pic 6]

        As vantagens desse tipo de rede é que ela atua praticamente sem falhas, pois para que         deixasse de funcionar todos os hosts devem estar inativos. É uma das redes mais usadas por         ser necessário confiabilidade e garantia de operabilidade. Suas desvantagens são: custo         muito alto de implementação; anteparo tecnológico muito grande; utilização em áreas         específicas, não se tornando comum aos especialistas e toda a rede é replicada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (295.4 Kb)   docx (675.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com