TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redes Inteligentes De Energia Elétrica

Pesquisas Acadêmicas: Redes Inteligentes De Energia Elétrica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2014  •  3.899 Palavras (16 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 16

RESUMO

O objetivo deste artigo é diagnosticar o atual estágio de desenvolvimento das redes inteligentes de energia elétrica no Brasil e no mundo, como também, as políticas regulatórias e institucionais desenvolvidas no Brasil para aplicação da mesma no setor elétrico brasileiro. Por fim, procurar identificar, de maneira geral, os benefícios que esse novo modelo de distribuição de energia elétrica pode trazer ao setor em geral, bem como, ao ambiente de distribuição, chegando a conclusão que as tecnologias de redes elétricas inteligentes proporcionam inúmeros benefícios, traduzidos em ganhos monetários, ambientais e de imagem. Além de reduzir a energia não distribuída, perdas comerciais e técnicas, custos operacionais e emissão de CO2, contribuem para o estreitamento da relação entre concessionário e consumidor, peça fundamental para o sucesso de tais práticas. Esse novo modelo de distribuição de energia elétrica encontra-se em diversos estágios de desenvolvimento no mundo, variando de acordo com as necessidades de cada país. No Brasil não é diferente, o desenvolvimento e implantação contam com projetos de empresas privadas, órgãos governamentais e associações de classe, porém, as principais questões a serem, ainda, trabalhadas e definidas são as alterações na regulamentação setorial que se encontra em estagio de desenvolvimento e adaptação.

PALAVRAS-CHAVE

Redes Elétricas Inteligentes, Benefícios, Implantação, Regulamentação.

1.0 - INTRODUÇÃO

O setor elétrico brasileiro, a exemplo do que ocorreu em vários outros países, passou por transformações e reformas institucionais importantes nas últimas duas décadas. De um modelo estatal e fortemente regulado, passou a ser mais dirigido pela ótica de mercado, com estímulos à concorrência em segmentos como a geração e a comercialização, sendo que em 2004 após a crise do racionamento entre 2001 e 2002 e com a instituição do novo modelo do setor elétrico brasileiro o estado retomou o planejamento do setor de energia elétrica, tendo como principios fundamentais: garantir a segurança no suprimento, promover a modicidade tarifária e promover a inserçao social, Tolmasquim (1). As mudanças institucionais ocorreram, portanto, em função de alteraçoes no ambiente político regulatorio do setor sendo pouco influenciadas pelo ambiente tecnológico, que por sinal, após a invenção da primeira lâmpada elétrica comercializável em 1879 por Thomas Alva Edison, a maneira como é feita a distribuição de energia elétrica evoluiu muito pouco.

Porém, nos últimos anos, a ascensão das tecnologias da informação e telecomunicações juntamente com sua aproximação com o setor de energia elétrica, notadamente no segmento de distribuição, têm sinalizado mudanças substanciais nesse quadro levando, inclusive, a uma quebra de paradigmas no setor elétrico mundial, ao acrescentar inteligência às redes de energia elétrica.

Essa transição para o novo modelo de distribuição de energia elétrica, que se convencionou chamar de Redes Elétricas Inteligentes, no Brasil, é inevitável e altamente desejável. Por outro lado, a implantação bem-sucedida desse modelo requer providências importantes dos responsáveis pela formulação de políticas públicas e pela regulação do setor, bem como das empresas de energia elétrica e seus fornecedores de tecnologia.

Procuramos, portanto, através desse artigo, diagnosticar o atual estágio de desenvolvimento das redes inteligentes de energia elétrica no Brasil e no mundo, como também, as políticas regulatórias e institucionais desenvolvidas no Brasil para aplicação da mesma no setor elétrico brasileiro. Por fim, procuramos identificar, de maneira geral, os benefícios que esse novo modelo de distribuição de energia elétrica pode trazer ao setor em geral, bem como, ao ambiente de distribuição. As informações descritas foram coletadas por meio de pesquisa bibliográfica coletada de livros e artigos disponibilizados on-line, a fim de, reunir informações que fundamentassem esse artigo.

2.0 - REDES ELETRICAS INTELIGENTES: CONTEITUAÇÃO

O conceito de rede elétrica inteligente ou smart grid, pela sua vasta aplicabilidade no setor energético, difere de acordo com quem o define. Segundo Toledo (2):

“alguns especialistas focam o conceito mais na área de automação da rede, outros na cadeia de fornecimento de energia, outros ainda na melhoria dos canais de interação e serviços para o consumidor. A razão disso é que tal definição varia de acordo com as necessidades (reduzir perdas, poluentes, custos operacionais) e com a ótica (financeira, ambiental, entre outras) de seu autor.”

Ainda, segundo Boccuzzi (3):

“smart grid ou rede elétrica inteligente, em português, são nomes genéricos e populares dados a uma cesta de tecnologias que estão disponíveis para modernizar e aprimorar os serviços de eletricidade que atualmente são prestados pelas empresas de energia no mundo. Estas tecnologias abrangem a incorporação de sensoriamento (ou monitoramento ou medição), de telecomunicações e de capacidade de processamento de dados (tecnologia de informação) nos ativos de energia.”

Dessa forma, em termos gerais, podemos conceituar redes inteligentes como sendo um novo modelo de distribuição de energia elétrica, onde, tecnologias da informação integradas a sistemas de comunicação e infraestrutura de rede automatizada, são aplicadas ao sistema elétrico de potência (SEP), permitindo a distribuidora ter um melhor gerenciamentento dos seus ativos, das suas operações e dos seus próprios consumidores, que por sua vez, disponibilizam de mais informações e autonomia no controle diário de sua demanda, passando a ter um papel ativo e preponderante nesse processo, podendo, inclusive, gerar sua própria energia, gerir melhor o seu uso, seja em sua residência ou unidade consumidora, podendo, ainda, demandar novos serviços ao distribuidor de energia elétrica integrando, também, serviços de utilidade pública, como internet, telefone, gás e água.

2.1 - Cenário Internacional

Na atualiade, as redes elétricas inteligentes e seus componentes são temas muito discutidos no cenario energético internacional, sendo que diferentes iniciativas vem sendo adotados conforme suas necessidades.

Por ser um conceito relativamente recente e ao mesmo tempo complexo, a sua implantação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com