TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRANSFORMADOR DE NÚCLEO DE LIGA AMORFA E SEU IMPACTO EM REDES DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA

Exames: TRANSFORMADOR DE NÚCLEO DE LIGA AMORFA E SEU IMPACTO EM REDES DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  305 Palavras (2 Páginas)  •  1.185 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo

A presente pesquisa compara o transformador comum (geralmente de núcleo feito de ferro-silício de grãos orientados) com o transformador de núcleo de liga amorfa, instalado em um sistema de rede de distribuição de energia elétrica urbana e rural. Além disso, é apresentado o processo de obtenção da liga amorfa, suas propriedades elétricas, magnéticas e mecânicas, tratamento magneto térmico e efeitos da oxidação.

As primeira liga amorfa foi obtida de um formula binaria Au-Si, na proporção de 75% e 25%. Atualmente as ligas amorfas tem formula geral dada a seguinte forma: MaYbZc, onde M é um ou mais metais do grupo do ferro, níquel ,cobre, cobalto; Y é representado pelo fosforo, bromo e carbono; Z é representado pelo silício, antimônio, germânio, índio,berilo. As letras minúsculas “a”,”b” e “c” são percentuais atômicos que variam respectivamente entre 60 a 90, 10 a 30 e 0,1 a 15.

O Metal Amorfo é uma liga de Fe78-B13-Si9, que possui uma estrutura não-cristalina, que é formada pelo resfriamento rápido do metal fundido a taxas de resfriamento de 106 °C/sec.

Dentre as vantagens que pode ser apontada é a redução das Perdas em vazio em até 75% quando comparado aos transformadores comuns, menor corrente de excitação, economia cumulativa no custo da energia, custo de aquisição para o cliente é menor e menor elevação de temperatura no núcleo.

Referências ok

Vijai Elétrica do Brasil Ltda, Vantagens do núcleo de material amorfo. Disponível em: http://www.vijai.com.br/br/amorphous.php Acesso em: 23/08/2014;

Luciano, B. A.; Rocha, P. M. C.; Experiência de campo com transformadores com núcleo de material amorfo. Eletricidade Moderna, 1999.

Luciano, B. A.; Freire, R. C. S.; Bezerra, R.B; Inácio, R.C; Transformadores com núcleo de liga amorfo em sistema de distribuição. Eletricidade Moderna,p-88-99, 2010.

Campos, M.L; Estudo de aplicação experimental e viabilidade de utilização de transformadores de distribuição com núcleo amorfo,(dissertação de mestrado), Pós-graduação em Energia, Universidade de São Paulo, 2006.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com