TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redes Mesh

Artigo: Redes Mesh. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/8/2014  •  376 Palavras (2 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 2

Rede sem fio piloto com topologia Mesh e aspectos de Segurança e Gerenciamento

Pesquisador: Alan Carlos da Silva Ferreira

Natal 2014

Sumário

1 - Introdução 2 - Atividades desenvolvidas 3 - Estado atual do projeto 4 - Atividades Futuras 5 - Problemas Encontrados 6 - Referências Bibliográficas

1 - Introdução

Consiste em apoiar as atividades técnicas de operação do PoP-RN e o auxílio no desenvolvimento do projeto "Rede sem fio piloto com topologia Mesh e aspectos de Segurança e Gerenciamento". Nesse projeto são realizadas as seguintes atividades: implementação da segurança na rede instalada, na UFRN, observando os aspectos específicos de redes em malha, em especial, o estudo de uma solução para autenticação de nós temporários em uma rede mesh WiFi. Também a extensão do serviço mesh até o usuário final de forma que a rede deixa de se tratar exclusivamente de um backbone e o aperfeiçoamento nos processos de gerenciamento e manutenção dessa rede.

2. Atividades desenvolvidas

Estudo dos métodos de autenticação; segurança; gerenciamento para a rede com topologia mesh implementada. Em paralelo realizo o estudo do software, Mikrotik, que é a plataforma na qual nossa rede mesh está implementada atualmente. Além disso auxílio nas atividades de apoio técnico, em geral, quando convocado.

3. Estado atual do projeto

Estou realizando testes de autenticação de usuários na rede utilizando o protocolo RADIUS. Estou fazendo o levantamento dos protocolos de segurança desenvolvidos para as redes wireless que se adapta melhor para a rede mesh para que possa ser utilizado para obtermos uma melhor segurança da rede.

4. Atividades Futuras

Será implementado, na rede, os protocolos de segurança e autenticação que, estão sendo estudado, melhor se adaptar à topologia mesh para que possamos prover acesso à internet para o público-alvo do projeto sem maiores problemas em relação à segurança das informações trafegadas e autenticidades dos usuários.

5. Problemas Encontrados

Ainda em fase de teste e implementação não foram encontrados problemas com a realização dos processos. Utilizando os softwares winbox e The dude podemos ter uma visão ampla do que está se passando na rede e assim gerenciarmos para evitar problemas. A maior dificuldade está em encontrar literatura que aborde o assunto, pois a área de estudo é recente.

6. Referências Bibliográficas

www.midiacom.uff.br/~schara/.../Minicurso-Mesh-completo.pdf

http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialwmn/

www.lrc.ic.unicamp.br/~rafaellgom/files/2008-sbseg-mc2.pdf

freeradius.org/

www.mikrotik.com/

Diversas teses de mestrado que aborda o assunto

Fóruns sobre WMN (wireless mesh network - redes mesh sem fio)

Arquivos publicados por outros pesquisadores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com