TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redes Sem Fio

Casos: Redes Sem Fio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2013  •  5.577 Palavras (23 Páginas)  •  687 Visualizações

Página 1 de 23

Atividade Estruturada I

1. O uso da tecnologia vai desde transceptores de rádio como walkie-talkies até satélites artificiais no espaço. Seu uso mais comum é em redes de computadores, servindo como meio de acesso à Internet através de locais remotos como um escritório, um bar, um aeroporto, um parque, ou até mesmo em casa, etc.

Sua classificação é baseada na área de abrangência: redes pessoais ou curta distância (WPAN), redes locais (WLAN), redes metropolitanas (WMAN) e redes geograficamente distribuídas ou de longa distância (WWAN).

Sinal analógico

Termo que designa a variação de uma grandeza física ou de outra natureza em relação a outra grandeza ou unidade e que se caracteriza por uma variação contínua (no sentido matemático do termo) em relação a essa unidade. Mais especificamente, e como regra geral, o termo "sinal" aplica-se mais frequentemente quando essa variação é feita em observação a unidades temporais ou espaciais. O termo "analógico" advém de a representação matemática formal ou gráfica do sinal como modelo da realidade se comportar de forma análoga à realidade que pretende modelar.

Como exemplos de sinais analógicos temos representações de ondas sonoras (variação de pressão acústica em relação ao tempo) ou corrente elétrica absorvida por um determinado dispositivo (intensidade de corrente em relação ao tempo).

O termo usa-se muitas vezes em oposição a "sinal digital" como consequência da sua diferenciação técnica nas áreas relacionadas de engenharia eletrotécnica e matemática aplicada.

Sinal digital

Um sinal consiste num parâmetro variável que contém informações e através do qual elas são transmitidas num sistema ou circuito eletrônico. O sinal é criado por um gerador de sinal, frequentemente uma fonte de tensão na qual a amplitude, a frequência e a forma da onda podem variar.

Um sinal digital é aquele que é composto por um conjunto de símbolos, geralmente correspondentes ao valor numérico de uma determinada grandeza física ou ao valor atribuído, de forma convencional, a uma certa situação ou estado.

Sinal periódico

Um sinal periódico qualquer é composto de (ou pode ser decomposto em) uma serie de ondas senoidais com frequências múltiplas inteiras da frequência fundamental f, cada uma com uma determinada amplitude e uma determinada fase, mais uma componente continua (de frequência zero).

As ondas senoidais múltiplas inteiras n da fundamental são chamadas harmônicos de ordem n.

A onda senoidal é a onda mais simples ou pura que existe, pois se origina da projeção sobre uma reta de um ponto girando em circulo. A senóide tem uma única frequência, e para completar a sua descrição basta indicar a sua amplitude (valor absoluto máximo atingido) e a sua fase.

O espectro de uma senóide é uma raia (pois ocupa uma única frequência), com altura igual a amplitude. No espectro, não é possível representar a fase da raia. (Em estudos teóricos, as vezes se representam raias com fase oposta e relação a outra para baixo do eixo de frequência).

Para analisar um sinal complexo, basta decompô-lo em suas componentes senoidais e trabalhar com uma componente por vez. Portanto, é uma ferramenta importante para analise de sinais complexos.

2. A vantagem dos métodos de compressão com perda de dados sobre os sem perda de dados é que normalmente consegue-se um ficheiro comprimido de menor dimensão, mantendo, no entanto, uma qualidade mínima em relação ao original, conforme o objetivo que se pretende.

A compressão com perda de dados é normalmente usada em som, imagens e vídeo/animação. A razão de compressão (ou seja, a dimensão do ficheiro comprimido comparado com o original, ou por comprimir) dos codecs de vídeo é quase sempre superior às obtidas em som e imagens fixas. O som pode ser comprimido a uma razão de 10:1 (o ficheiro comprimido ocupa 1 décimo do original), sem perda muito notável de qualidade, como ocorre com o formato de som em MP3 ou WMA (windows media audio), com taxas de até 320 Kbps de áudio (um CD contém dados de áudio a 1411,2 Kbps). Já o vídeo pode ser comprimido a uma razão 300:1. As imagens fixas são normalmente comprimidas a uma razão de 10:1, tal como no som, mas neste caso a qualidade é bastante afetada, optando-se normalmente por uma razão menor, 2:1, por exemplo.

3. Largura de Banda

Em inglês, [Bandwidth]. Quantidade de informação que pode ser transmitida em um determinado meio de comunicação durante uma unidade de tempo.

A largura de uma banda de frequência eletromagnética significa quão rápido os dados fluem, seja numa linha de comunicação ou no barramento de um computador. Quanto maior a largura de banda, mais informações podem ser enviadas num dado intervalo de tempo. Pode ser expressa em bits por segundo (bps), bytes por segundo (Bps) ou ciclos por segundo (Hz).

É a largura de espectro de frequência necessária ao funcionamento de uma máquina. É o tamanho de uma banda. O termo técnico se refere à capacidade do canal de transmissão. Como a capacidade ou a velocidade máxima é, por regra, dependente do tamanho da faixa de frequência disponível, a largura da banda normalmente corresponde à velocidade máxima de transmissão disponível para um utilizador. A definição de banda curta (narrow band) e banda larga (broadband) altera-se de acordo com o desenvolvimento tecnológico. Na transmissão de dados via rádio a banda larga situa-se na faixa dos 128 kbti/s ou superior.

A largura da banda não deve ser confundida com o termo "banda", como é usado na expressão " telefone sem fios que funciona numa banda de 900 MHz". A largura da banda é o espaço que ocupa nessa banda. A importância relativa da largura da banda nas comunicações sem fios é que o tamanho, ou largura da banda, de um canal influenciará a velocidade da transmissão. Muita informação a passar por um canal estreito leva mais tempo que a mesma quantidade de informação passando por um canal mais largo.

4. A comunicação digital é um complexo convergente emergente de mídias e dispositivos digitais situados no contexto da sociedade de informação.

No sistema atual, o Sinal Analógico, usado no rádio e na TV, a transmissão se dá por meio de ondas eletromagnéticas. O Sinal analógico é representado por uma sequência contínua de valores, por isso os sons e imagens gravados desta forma se degradam inevitavelmente a cada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.2 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com