TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redes Sem Fio

Trabalho Universitário: Redes Sem Fio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2013  •  892 Palavras (4 Páginas)  •  561 Visualizações

Página 1 de 4

TÍTULO

O desenvolvimento da rede sem fio - Wireless no mundo da Informática

TEMA

Rede sem fio – Wireless

OBJETIVO

Analisar o crescente desenvolvimento da rede sem fio ( wireless) e mostrar o que ela traz de novo, suas aplicações, de como é utilizada, e o que gera essa grande procura pela a mesma em todo os seguimentos

Rede sem fio é um sistema que interliga vários equipamentos utilizando o ar como meio de transmissão. O que significa que é possível uma transmissão de dados via ondas de rádio, sem a necessidade de conexão física por meio de cabos entre computadores.

As redes wireless, são soluções normalmente aplicadas onde uma infraestrutura de cabeamento convencional não pode ser utilizada.

Embora ainda persistam algumas dúvidas e discussões sobre a confiabilidade e eficiência das redes sem fio no que diz respeito à segurança na transmissão da informação, existe um consenso sobre sua fácil configuração, eficiente controle e gerenciamento de dispositivos e simplicidade para alterações do layout.

Atualmente a grande maioria das redes wireless permite plena conectividade e atende aos padrões e normas internacionais. Isto significa que redes wireless podem ser interconectadas com as redes de cabeamento convencional sem maiores problemas e computadores utilizando dispositivo wireless interagem com computadores da rede cabeada e vice-versa sem qualquer restrição. Por esse motivo, podem ser utilizadas em WAN’s ou LAN’s, seja para a conexão de pontos distantes, seja simplesmente para diminuir ou eliminar o cabeamento existe na rede local, por exemplo.

No período de guerras, surgiu a Internet, assim como as outras tecnologias sem fio. Os militares precisavam de uma forma mais simples e segura para trocar informações de combate.

O estudo iniciado na Segunda Guerra Mundial evoluiu os métodos de modulação, trazendo dificuldade de intercepção ou monitoramento e baixa interferência de outros sistemas. Faculdade e empresas e até pessoas comuns começaram usar a internet sem fio ao final da Guerra fria.

Em 1995, o bluetooth, primeira tecnologia Wireless, foi lançada. A tecnologia tinha por objetivo interligar dispositivos moveis.

Apostando na tecnologia sem fio, em 1997, o IEEE publicou o protocolo 802.11 e liberou as faixas de frequência de forma que elas não tivessem licença para operar das LANs sem fio.

A empresa Wi-Fi Alliance é uma associação de empresas, criada para espalhar o uso das redes sem fio. Nasceu em 1999, com o nome de Ethernet Compatibility Alliance (WECA) e em 2003, passou a ser Wi-Fi. Eles trabalharam com o padrão 802.11 e licenciaram os produtos baseados na tecnologia sem fio. A partir daí, surgiram outros padrões para adequar as redes sem fio à Ethernet e torná-la mais rápida.

O que é?

Wirelesssãoredesquenãoutilizam fiosparatransmissãodedadosesim somenteoar,realizando isto através de raios infravermelho, rádio, microondas ou laser

Redes LAN com Wireless

Asredessem fiodotipoLANéacomunicação deequipamentosem áreas locais como sandares de alguns prédios, salas e etc.

Podemserusadascomoampliaçãoderedescabeadasparadispositivosportáteis que estabelecemcomunicação por propagação de ondas de rádio.

Com afabricaçãoderedesdeformadiversificada,deacordocomcadafabricante,em1991aIEEE ésolicitadaaelaboraçãodeumpadrão pararedessem fiolocaisemetropolitanas,configurando-seogrupo802.11.Devidoaatrasos, apenasem 1997foipublicadaaespecificaçãoque padronizavaaconectividadesemfioentre equipamentos em umaárea local e que permitia utilização de equipamentos de diferentes fabricantes

Crescimento

Ocrescimentodasredessemfioemconjuntocomainformáticatemcomoobjetivoatender necessidades, tais como: serviços celulares, redes semfio, transmissões de dados via satélite, etc. Devidoaessedesenvolvimentosomadosamobilidadedoscomputadoresnovosproblemastambém apareceram: nas redes de computadores, sistemasoperacionais, sistemas de informações e outros

O velho ditado “o barato sai caro” é frequentemente real quando adquirimos

equipamentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com