TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redes Supervisorios

Pesquisas Acadêmicas: Redes Supervisorios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/8/2014  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 2

um sistema em malha única de realimentação

Nos anos 60 surgiram os sistemas de controle digital direto (Direct Digital Controller - DDC). O desenvolvimento do controle industrial tem sido fortemente influenciado pela tecnologia dos microprocessadores e microcontroladores que tende a tornar o controle de processo totalmente distribuído. Mesmo antes da revolução da eletrônica digital, a qual proporcionou o surgimento do DDC e o que se seguiu os controles já eram distribuídos, a diferença fundamental é que estes não tinham um funcionamento integrado, muito pelo contrario, funcionavam de forma desorganizada através de um conjunto de malhas de controle independentes.

As primeiras aplicações do computador no controle de processos foram forçosamente centralizadas, devido ao alto custo do mesmo (minis e grandes computadores). O controlador era fixado próximo à unidade que ele controlava, assim, o operador estando em um ponto de controle, não tinha informações do que estava ocorrendo no resto da planta industrial.

O que se seguiu então foi uma evolução do sistema com a adoção de várias melhorias, por exemplo, com o desenvolvimento dos transmissores foi possível levar os sinais da variável de processo até uma sala de

Redes Industriais e Sistemas Supervisórios

controle central onde os controladores realizariam as devidas correções e os sinais retornariam ao campo para atuar os elementos finais de controle.

Possível diagrama de um DDC

Numa unidade fabril não existia somente uma sala de controle, mas várias, cada uma concentrava informações sobre determinada área da planta industrial. Outra sala de controle, outra área, e assim por diante. Podemos perceber que não existia uma integração de todas as informações das variáveis da planta industrial. O operador estando em um ponto de controle não tinha informações do que estava ocorrendo no resto da planta.

Hoje os DDCs estão praticamente extintos.

Atenção! Entenda que estamos nos referindo aos DDCs de muitos anos atrás, onde tanto computadores como painéis eram realmente grandes, apesar disso, o diagrama mostrado na figura ainda é válido, podendo caber em um espaço muito reduzido e se comunicar com outros DDCs, o que nos leva ao SDCDs.

Na década de 90 surgiram os Sistemas Digitais de Controle Distribuído.

Os Sistemas Digitais de Controle Distribuído (SDCD)

O Sistema digital de controle distribuído ou SDCD tem como função primordial o controle de processos de forma a permitir uma otimização da produtividade industrial, estruturada na diminuição de custos de produção, melhoria na qualidade dos produtos, precisão das operações, segurança operacional, entre outros. O sistema é dotado de processadores e redes redundantes e permite uma descentralização do processamento de dados e decisões, através do uso de unidades remotas na planta. Além disso, o sistema oferece uma interface homem-máquina (IHM) que permite o interfaceamento com controladores lógicos programáveis (CLP), controladores PID, equipamentos de comunicação digital e sistemas em rede.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com