TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redução Setup

Por:   •  3/9/2015  •  Artigo  •  3.029 Palavras (13 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]ntegrada

Revista Científica FACOL/ISEOL (Int. Rev. Cie. FACOL/ISEOL) ISSN: 2359-0645

59

AUMENTO DA EFICIÊNCIA PRODUTIVA ATRAVÉS DA REDUÇÃO DO TEMPO

DE SETUP: APLICANDO INOVAÇÃO NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE

LEVEDURA

(INCREASED PRODUCTION EFFICIENCY THROUGH THE REDUCTION OF SETUP TIME:

APPLYING INNOVATION IN THE PROCESS OF YEAST PRODUCTION)

FERNANDA SERTOTINI GORDONOa,*, GILVAN BORGES BARBOSAa, LUIZ CESAR ANTUNES DOS SANTOSa, ROBERTO LOPES DA SILVAa, MARCOS DANIEL GOMES DE CASTROb , JOÃO AUGUSTO DA SILVAa

a,* FACULDADE DE AGUDOS, FAAG – Agudos - São Paulo, Brasil, e-mail: fernandagordono@hotmail.com

b FACULDADE ORÍGENES LESSA / FACOL.

[pic 2]

Com o mercado competitivo, as empresas tentem a inovar em seus processos, a fim de, obter ganhos, principalmente na eficiência da produção. Sendo a levedura, um subproduto gerado na produção em usinas de açúcar e álcool, uma forma de agregar valor a este produto é buscar novas fontes de reaproveitamento, além do tradicional de suplementação animal. Esta pesquisa, objetiva demonstrar um cenário de aplicação de tecnologia na fabricação de produtos, a partir da produção da levedura e melhorias em seus setups. Com base em pesquisa bibliográfica e levantamento de dados, possibilitou mostrar que a inovação tecnológica que foi implantada no processo da produção de levedura na usina, alcançando redução do Setup (troca de produto) de 02 horas para 25 minutos. Tais ações só foram possíveis em função do trabalho realizado utilizando as ferramentas eliminação dos desperdícios no sistema produtivo.

Palavras chaves: Levedura, Desperdícios, Competitividade e Setup.

[pic 3][pic 4]

With the competitive market, companies try to innovate in its processes in order to obtain gains, mainly in production efficiency. As the yeast, a generated by-product in the production of sugar and alcohol, a way to add value to this product is to seek new sources of reuse, beyond the traditional animal supplementation. This research aims to demonstrate a technology application scenario in the manufacture of products, from yeast production and improvements in their setups. Based on literature review and survey data, allowed to show that the technological innovation that was implemented in the yeast production process at the plant, reaching reduction of Setup (product change) from 02 hours to 25 minutes. Such actions were only possible due to the work carried out using the tools elimination of waste in the production system.

Key words: yeast, waste, Competitiveness and Setup.

[pic 5]

1 INTRODUÇÃO

Esta        pesquisa,        objetiva        caracterizar        a        redução        do        setup        no        processo        de


[pic 6]ntegrada

Revista Científica FACOL/ISEOL (Int. Rev. Cie. FACOL/ISEOL) ISSN: 2359-0645

60 fabricação de levedura, num intervalo de 02 horas para 25 minutos, aumentando a

eficiência do processo e tornando o mais eficaz. Este fator contribui diretamente para a redução do Lead Time de produção dos seus produtos. Lead Time é o tempo de processamento de um pedido, isto é, desde o momento que é recebido até o momento em que ele é entregue ao cliente, interno ou externo. A levedura é uma cepa da linhagem Saccharomycess Cerevisie têm propriedades e grande quantidade, sais minerais e vitaminas. Estes produtos podem ser utilizados para alimentação humana e animal.

Com estas características, a empresa em estudo está investindo na alimentação humana com novos produtos, ricos em aminoácidos, sais minerais fonte de vitamina B. Eficiente complexo nutriente para ser usado no processo industrial de fermentação e meio de cultura.

Este aminoácido confere e Intensifica naturalmente o aroma original dos diversos produtos finais. Conferir “corpo” a diversos sistemas de alimentos: sopas, caldos, molhos, condimentos, salgadinhos, pratos prontos. Muitos trabalhos têm sido realizados com o intuito de se avaliar a utilização de levedura na alimentação de aves, visando à produção de carne e de ovos. Substituindo o farelo de soja e /ou farinha de peixe pela levedura produzida a partir do melaço, em rações para frangos de corte, DAGHIR & ABDULBAKI (1977) demonstraram que a levedura seca ser utilizada até níveis de 10% numa dieta, ou substituir 1/3 do farelo de soja e toda farinha de peixe, desde que as exigências de metionina e lisina sejam supridas. A adição de 15% de levedura deprimiu o crescimento e a eficiência alimentar pelas aves, mesmo com suplementação de metionina e lisina.

Na realidade, o maior número de pesquisas com a levedura seca tem sido desenvolvido com suínos. De acordo com vários experimentos realizados no Departamento de Zootecnia da Escola Superior de Agricultura ''Luiz de Queiroz´´ da Universidade de São Paulo, este subproduto pode constituir-se numa fonte de proteínas para esta espécie doméstica, nas várias fases do ciclo produtivo (MIYADA E LAVORENTI, 1979; BERTO et al, 1983; LIMA, 1983; MENTEN et al, 1984; MOREIRA, 1984). Composto até 21% da ração de suínos em crescimento-acabamento (MIYADA,1978; MIYADA E LAVORENTI, 1979). Sendo assim, buscar eficiência em processo, além contribuir com a inovação, possibilita ampliar capacidade de produção de novos produtos das indústrias geradoras destes subprodutos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)   pdf (855.2 Kb)   docx (705.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com