TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diferenças entre Bios, setup, cmos, post e bips

Por:   •  27/4/2017  •  Artigo  •  921 Palavras (4 Páginas)  •  7.625 Visualizações

Página 1 de 4

Diferenças entre Bios, Setup, Cmos, Post e Bips

João Paulo Pereira (ADS)

Guilherme Indalécio Fernandes (ADS)

joao.pereira34@fatec.sp.gov.br

guilherme.fernandes23@fatec.sp.gov.br

Palavras Chave: Bios, setup, cmos, post, diferenças

Resumo

Este trabalho trata-se da descrição das principais rotinas feitas pelo computador a partir do momento que o ligamos até a inicialização do sistema operacional. Tendo como objetivo principal a diferenciação das mesmas, já que é comum estudantes e amantes da área de tecnologia da informação se enganarem quanto a função de cada coisa.

Introdução

        Primeiramente, antes de entender cada função, precisamos entender os procedimentos básicos feitos na inicialização do computador

        Os procedimentos a seguir constituem uma sequência de execução típica [1]:

  1. A fonte de força interna é ligada e inicia. Então o chipset gera um sinal de reset para o processador até que ele receba um sinal de energia estável da fonte de força.
  2. O processador é pré-programado para acessar primeiramente a rom e executar o BIOS.
  3. O BIOS executa o POST. Caso ocorra algum erro fatal em algum teste do POST, o processo de BOOT para. O POST emite BIPS ou luzes no painel frontal do gabinete para identificar o erro.
  4. O BIOS exibe uma tela de sumário mostrando a configuração do sistema. Ela é difícil de ser lida porque muitas vezes é mostrada no monitor muito rapidamente.
  5. O BIOS procura o dispositivo de BOOT, de acordo com a sequência de BOOT armazenada no CMOS.
  6. O BIOS inicia o processo de carregamento do sistema operacional para a memória RAM utilizando as informações contidas no setor de BOOT. A partir deste ponto as instruções contidas no setor de BOOT passam a comandar o PC.

Compreendido os procedimentos básicos da inicialização do computador, podemos agora entender qual é a função especifica dos principais nomes citados.

BIOS

        A palavra BIOS é uma abreviatura para Basic Input/Output System ou Sistema Básico de Entrada e Saída. O BIOS nada mais é que um aplicativo responsável pela execução de várias tarefas no momento em que você liga o computador até a execução do sistema operacional.

Ao iniciar o PC, a BIOS faz uma varredura para detectar e identificar todos os componentes de hardware conectados à máquina. Só depois de todo esse processo de identificação é que a BIOS passa o controle para o sistema operacional e o boot¹ acontece de verdade.

É na BIOS que você pode visualizar e alterar algumas informações do seu computador, como ajustar o relógio do sistema, verificar a temperatura da placa-mãe e do processador ou conferir a velocidade com a qual o cooler está girando. Além disso, é por meio dessa ferramenta que você determina se o boot do PC será feito pelo disco rígido, drive de CD/DVD ou dispositivos USB[2].

  1. Boot é o termo em inglês para o processo de iniciação do computador que carrega o sistema operacional quando a máquina é ligada [3].

Setup

Setup é a interface gráfica pela qual um usuário pode acessar e modificar recursos que estão disponíveis na BIOS do computador de acordo com o sistema implementado como memória, hard-drives, cache, etc.

Podemos então, dizer que setup é basicamente um sistema operacional bem rudimentar, responsável por colocar o computador em funcionamento assim que você liga a máquina [4].

 

CMOS

CMOS é a abreviação de "Complementary Metal Oxide Semiconductor". O CMOS é uma pequena área de memória volátil, alimentada por uma bateria, que é usada para gravar as configurações do Setup da placa mãe.

O principal motivo das configurações do Setup serem armazenadas no CMOS, ao invés de serem diretamente gravadas no chip de memória Flash (não volátil) que armazena o BIOS é justamente permitir que você possa zerar as configurações do Setup (removendo a bateria, ou mudando a posição do jumper) em casos onde o micro deixar de inicializar por causa de alguma configuração incorreta [5].

POST

POST (Power On Self Test) é uma sequência de teste ao hardware do computador, realizada pela Bios, responsável por verificar preliminarmente se o sistema se encontra em estado operacional. Se for detectada algum problema durante o POST a Bios emite uma sequência de bips sonoros ou simplesmente fica parada no POST até você resolver o problema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (219.3 Kb)   docx (345.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com