TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Refratarios Cerâmicos

Artigo: Refratarios Cerâmicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2014  •  678 Palavras (3 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 3

b) Resistência à Compressão: Conforme NBR 8826 - TB 4 (1997) é a “propriedade definida pela capacidade do refratário de resistir à deformação ou ruptura quando submetido a um esforço de compressão (esmagamento).”

c) Resistência à Abrasão: Propriedade importante nos refratários usados em fornos com cargas abrasivas como, por exemplo, os altos-fornos siderúrgicos e os fornos rotativos de cimento. Este tipo de teste fornece um índice de abrasão que é o volume do material desgastado pelo impacto de um peso determinado de abrasivo (geralmente alumina, 10-20 mesh) (SEGADÃES, 1997).

iii. Propriedades físicas

a) Porosidade: A estrutura de um refratário é determinada pela massa específica, porosidade, densidade aparente, área superficial dos poros, a sua distribuição e tamanhos, e se são ou não comunicantes. A porosidade dos refratários irá determinar propriedades, como por exemplo, resistência a corrosão química e ao choque térmico. A porosidade juntamente com a resistência mecânica é usada como parâmetro de controle de qualidade no processo de fabricação e também para os efeitos das variáveis de produção sobre as propriedades do produto final (SEGADÃES, 1997).

b) Permeabilidade aos Gases: A permeabilidade dos refratários aos gases depende da quantidade de poros abertos, comunicantes, que podem conduzir gases. Esta permeabilidade pode ser definida por um coeficiente K, que é em função do volume V (litros), de gás, ou ar, que atravessa uma amostra refratária com um diâmetro d (mm) e uma espessura h (mm), no período de tempo t (segundos), sob uma diferença de pressão p (mm de coluna de gás). O valor de K pode ser obtido pela equação dois da permeabilidade dos gases:

Equação 2: Permeabilidade aos gases

Fonte: SEGADÃES (1997)

Onde:

K = Coeficiente

V = Volume (litros)

h = Espessura (mm)

d = Diâmetro (mm)

t = Tempo (segundos)

p =Pressão (mm de coluna de água)

c) Estabilidade Volumétrica: De acordo com a NBR 8826-TB 4(1997) é a: “Propriedade que alguns refratários possuem de não apresentarem variações dimensionais após cozimento em determinada temperatura.”

iv. Propriedades elétricas:

São importantes para os que constituem os revestimentos dos fornos elétricos. Este tipo de propriedade dos refratários e dos cerâmicos de um modo geral depende particularmente da composição (impurezas das matérias primas e aditivos de sinterização) e da estrutura das fases cristalinas que os constituem da composição da fase vítrea e da proporção entre as fases cristalina e vítrea (geralmente os cristais tem ligações iônicas e não existem elétrons livres como nos metais). A presença das impurezas nas matérias primas utilizadas na fabricação tem um importante efeito na resistência elétrica,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com