TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mico Leão Dourado

Dissertações: Mico Leão Dourado. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2014  •  9.243 Palavras (37 Páginas)  •  763 Visualizações

Página 1 de 37

Mico-leão-dourado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Ir para: navegação, pesquisa

Como ler uma caixa taxonómicaMico-leão-dourado1 2

Golden lion tamarin portrait3.jpg

Estado de conservação

Status iucn3.1 EN pt.svg

Em perigo (IUCN 3.1) 3

Classificação científica

Reino: Animalia

Filo: Chordata

Classe: Mammalia

Ordem: Primates

Família: Cebidae

Subfamília: Callitrichinae

Género: Leontopithecus

Espécie: L. rosalia

Nome binomial

Leontopithecus rosalia

(Linnaeus, 1766)

Distribuição geográfica

Leontopithecus rosalia distribution.svg

Sinónimos

Leontopithecus aurora Elliot, 1913

Jacchus brasiliensis Fischer, 1829

Jacchus guyannensis Fischer, 1829

Leontopithecus leoninus Pocock, 1914

Leontopithecus marikina Lesson, 1840

Mico-leão-dourado (nome científico: Leontopithecus rosalia), também conhecido simplesmente como mico-leão,nota 1 saguipiranga e sauimpiranga4 , é uma espécie de primata endêmica do Brasil, da subfamília Callitrichinae e gênero Leontopithecus. Ocorre exclusivamente na Mata Atlântica brasileira, no estado do Rio de Janeiro, mas alguns autores já consideraram sua ocorrência no sul do Espírito Santo. Atualmente, são encontrados principalmente na Reserva Biológica Poço das Antas e na Reserva Biológica União, e vivem nos estratos mais altos da floresta. Podem ser encontrados em trechos de floresta secundária. Já foi considerado como uma subespécie, hoje é uma espécie propriamente dita, como as outras espécies de micos-leões. Evidências de estudos filogenéticos mostram que o mico-leão-preto é a espécie mais próxima do mico-leão-dourado. Não existem fósseis conhecidos dessa espécie.

Junto com outros micos-leões é o maior membro da subfamília Callitrichinae, podendo pesar até 800g. Possui uma pelagem que varia de dourado a alaranjado e uma juba muito característica, que lhe conferiu o nome popular. Possui garras em vez de unhas e o terceiro dedo da mão é muito longo e usado para procurar presas. O dimorfismo sexual não é acentuado. O crânio é pequeno e menos robusto, se comparado com outros micos-leões. Possui 32 dentes, sendo os incisivos muito semelhante a caninos.

São animais diurnos e muito ativos durante as primeiras horas da manhã. Possuem comportamentos sociais muito semelhantes a de outros primatas. Vivem em grupos de até 8 indivíduos, organizados em grupos familiares, sendo comum a poliandria. A poliginia pode ocorrer em menor proporção. Os territórios variam em tamanho, podendo ter até 217 hectares de área. A fragmentação do habitat fez com que muitos territórios se sobreponham sobre de outros. São animais onívoros, se alimentando de frutos, invertebrados e pequenos vertebrados na estação chuvosa e de néctar, na estação seca. Tem um repertório variado de vocalizações, que são emitidas em contextos específicos. Dão à luz a gêmeos, depois de uma gestação de 129 dias. Os machos ajudam com o cuidado na prole, assim como crias de anos anteriores.

É uma espécie que corre grave risco de extinção visto ocorrer quase que exclusivamente na Reserva Biológica Poço das Antas e na Reserva Biológica União e fragmentos nos arredores, na bacia do rio São João, no Rio de Janeiro. Existem cerca de 1000 indivíduos em liberdade, graças a inúmeros esforços na conservação e reprodução dessa espécie. As populações em cativeiro são relativamente numerosas e estáveis. O mico-leão-dourado, atualmente, é considerado uma bandeira na conservação da Mata Atlântica brasileira.

Índice [esconder]

1 Etimologia

2 Taxonomia e evolução

3 Distribuição geográfica e habitat

4 Descrição 4.1 Morfologia crânio-dental

4.2 Genética

5 Ecologia e comportamento 5.1 Parasitas

5.2 Dieta e forrageamento

5.3 Organização social e território

5.4 Vocalizações

5.5 Reprodução

5.6 Cuidado parental

6 Conservação 6.1 História da conservação

6.2 Cativeiro e reintrodução

7 Aspectos culturais

8 Notas de rodapé

9 Referências

10 Ligações externas

Etimologia[editar código-fonte]

"Mico" deriva do caribe continental miko.4 "Saguipiranga" e "sauimpiranga" vêm do tupi sa'wi pi'rãga, que significa "sagui vermelho".4 O nome "mico-leão-dourado", em específico, surgiu quando um espécime foi levado para Paris para Madame de Pompadour, em 1754, e descrito por M.J. Brisson como le petit singe-lion, que literalmente, significa: "o pequeno mico-leão".5 Mico-leão é uma alusão aos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (63.8 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com