TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Laboratório Propriedade dos Materiais Civis

Por:   •  29/3/2018  •  Relatório de pesquisa  •  2.921 Palavras (12 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

ESCOLA DE ENGENHARIA E TECNOLOGIA

RELATÓRIO EXPERIMENTAL

PROPRIEDADES DOS MATERIAIS

PROFª MICHELLI SILVESTRE

2015

[pic 3][pic 4]

EQUIPE

Bruno Arimura – 20548373 – Vila Olímpia - Noturno

Bruno Romanezi – 2045998 – Vila Olímpia - Noturno

Caroline Martinez – 20557568 – Vila Olímpia - Noturno

Eric Marques – 20331886 – Vila Olímpia – Noturno

Vinicius Alan dos Santos – 20338605 – Vila Olímpia - Noturno

LABORATÓRIO DE PROPRIEDADE DOS MATERIAIS CIVIS

LABORATÓRIO DE AGREGADOS

Massa específica γ  NBR 9937 – Agregados Miúdos e Graúdos

Massa unitária (d) NBR 7251 –  Agregados Miúdos e Graúdos

Massa unitária (d) NBR 7251 - Queima ao Fogo

Massa unitária (d) NBR 7251 - Umidímetro (Speedy)

[pic 5][pic 6]

1. INTRODUÇÃO

Este relatório tem por objetivos, explanar nossas experiências nos ensaios de massa unitária, massa específica e umidade de materiais agregados, realizado no dia 06 de maio de 2015 onde aplicamos conceitos técnico-científicos para analisar a importância de manter características nos agregados analisados e o ensaio de rompimento de corpo de prova realizado no dia 27 de maio de 2015, onde ensaiamos por compressão os corpos de prova moldados 28 dias antes, ou seja dia 22 de abril de 2015. E também ensaios granulométricos dos agregados areia e brita realizados na mesma data.

O estudo dos materiais agregados tem como principal objetivo conscientizar-nos sobre a importância de ter um conhecimento, não só técnicos como também científicos desses materiais, suas aplicações e conceitos de utilização, principalmente no concreto, tornando-nos capazes de dosar não somente nos ensaios, mas também no cotidiano da profissão por nós escolhida.

Na construção civil, os agregados são materiais granulares, sem forma e volumes definidos, de dimensões e propriedades estabelecidas para uso em obras de engenharia civil, tais como, a pedra britada, o cascalho e as areias naturais ou obtidas por moagem da rocha, além das argilas e dos produtos industriais. A utilização dos agregados representa um grande ganho em economia, pois os mesmos são abundantes em todo o planeta e por esse motivo são de custo reduzido, baixando o custo dos concretos e argamassas, produtos tão utilizados pelo mundo.

No decorrer deste relatório, iremos pautar detalhadamente os instrumentos usados, os métodos e procedimentos usados, os dados encontrados e as conclusões que se tira deste trabalho.

Como citado acima, realizamos ensaios para determinação da massa unitária, massa específica e umidade no dia 06 de maio e os ensaios granulométricos e ensaio de ruptura de corpo de prova no dia 27 de maio.

A massa unitária de um agregado é a relação entre sua massa e seu volume sem compactar, considerando-se também os vazios entre os grãos. É utilizada para transformar massa em volume e vice-versa. Massa unitária compactada é a relação entre sua massa e seu volume compactado segundo um determinado processo, considerando-se também os vazios entre os grãos. Pode ser feita com um único agregado ou com uma composição destes.

Para o ensaio de massa específica recorremos ao método do picnômetro, este método permite grande rapidez na obtenção do resultado, porém não oferece grande precisão. Contudo, seus resultados são perfeitamente aceitáveis na maioria das aplicações em tecnologia do concreto.

Posteriormente realizamos o ensaio para determinação da umidade do agregado, no caso areia, teor de umidade do agregado é por definição a relação expressa em porcentagem entre a massa total da água envolvida na superfície dos grãos dos agregados a qual preenche os poros permeáveis do agregado em relação a sua massa seca. É realizado para corrigir a água de amassamento do concreto e informar a relação água/cimento com exatidão. Para tal utilizamos o método do fogareiro. Neste método o material será secado rápido, até constância de massa, através de calor transmitido pelo fogareiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)   pdf (725.4 Kb)   docx (171.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com