TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio De Fisica

Monografias: Relatorio De Fisica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  282 Palavras (2 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 2

Deduzida por George Simon Ohm, a Lei de Ohm afirma que um resistor, quando afetado por diferentes tensões elétricas dentro de um sistema, apresenta corrente com intensidades diferenciadas entre si, porém resistência permanece constante.

Resistores são dispositivos elétricos com a função exclusiva de transformar energia elétrica em energia térmica.

Em nosso dia-a-dia nos deparamos constantemente com tais dispositivos: chuveiro elétrico, ferro de passar roupa, lâmpada incandescente são alguns exemplos de dispositivos elétricos classificados como resistores.

Contudo, para a aplicação desses dispositivos é necessário conhecimento sobre a Lei de Ohm. Assim, o objetivo do experimento é estabelecer relações entre corrente elétrica, resistência e tensão num circuito elétrico seguindo a teoria sobre a Lei de Ohm.

A lei de Ohm é descrita por:

UAB = R x i

Segundo a Lei de Ohm, demonstramos que a corrente através de um condutor metálico é proporcional à voltagem aplicada, porém há ressalvas. Existem resistores que não obedecem essa equação, portanto são classificados como Resistores Não-ôhmicos.

Resistores ôhmicos: Basicamente, os resistores ôhmicos são determinados dessa forma por obedecer a equação de Ohm. Para estes resistores a corrente elétrica ( i ) que os percorrem é diretamente proporcional à voltagem ou ddp (U) aplicada. Analisando esse sistema com a ajuda de um gráfico U x i, veremos que é formada uma linha reta, cuja inclinação é igual o valor da resistência do material.

Tanα = cateto oposto / cateto adjacente = ∆U / ∆i = R

Resistores Não-ôhmicos: Os resistores que são classificados dessa forma não obedecem a Lei de Ohm, portanto a corrente elétrica e a voltagem não variam proporcionalmente. Analisando o sistema graficamente, veremos que a linha que é formada não é reta, impossibilitando o uso da fórmula para calcular a resistência de resistores ôhmicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com