Relatorio Flip-Flops
Por: Gabriel Guimarães • 19/11/2015 • Relatório de pesquisa • 1.142 Palavras (5 Páginas) • 1.688 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI
CAMPUS ALTO PARAOPEBA
ENGENHARIA MECATRÔNICA
Flip-Flops
Gabriel Guimarães Félix – 154450028
Ouro Branco, Minas Gerais,
Novembro de 2015
Apêndice:
- Introdução.............................................................................p.2
- Objetivo................................................................................p.3
- Materiais necessários............................................................p.3
- Procedimento........................................................................p.4
4.1- Experiência 1.................................................................p.4
4.2- Experiência 2.................................................................p.4
4.3- Experiência 3.................................................................p.5
4.4- Experiência 4.................................................................p.5
4.5- Experiência 5.................................................................p.6
4.6- Experiência 6.................................................................p.6
- Conclusão.............................................................................p.7
- Bibliografia...........................................................................p.7
- Introdução:
A maioria dos sistemas digitais é constituída de circuitos combinacionais e de elementos de memória. Na parte combinacional: recebe sinais externos e saídas dos elementos de memória. No elemento de memória: armazena entradas anteriores, sendo o elemento de memória mais importante o flip-flop. Embora uma porta lógica, por si, não tenha capacidade de armazenamento, algumas delas podem ser conectadas entre si de tal forma que permita o armazenamento de informação.
O flip-flop é um circuito digital pulsado capaz de servir como uma memória de um bit. Um flip-flop normalmente inclui até dois sinais de entrada, um sinal de clock, e um sinal de saída, e há alguns flip-flops que também adicionam o complemento do sinal de saída. Alguns flip-flops também incluem um sinal da entrada clear, que limpa a saída atual.
Os flip-flops podem ser classificados em síncronos e assíncronos, de acordo com a presença de clock. Nos flip-flops assíncronos, as transições ocorrem após ter sido completadas mudanças nas entradas normais, sem haver a necessidade de pulsos de sincronização. Já os flip-flops síncronos exigem, para seu perfeito funcionamento, um pulso de clock, além das entradas normais. Deste modo, nos flip-flops síncronos as mudanças só ocorrerão durante o pulso de clock. A pulsação ou mudança no sinal do clock faz com que o flip-flop mude ou retenha seu sinal de saída, baseado nos valores dos sinais de entrada. Para isso é necessário que haja uma combinação das variáveis e do Clock. Após o pulso de clock, o flip-flop permanecerá neste estado até a chegada de um novo pulso de clock e, então, de acordo com as variáveis de entrada, mudará ou não de estado. De acordo com o funcionamento de suas entradas existem diversos tipos de flip-flops, sendo os mais comuns: S-R, T, D e JK.
Flip-flop S-R: É um flip-flop síncrono que depende da habilitação de suas entradas por um sinal de clock para que essas possam alterar o estado do mesmo. Este sinal pode operar de duas formas: mantendo as entradas ativas durante todo o período do pulso ou apenas no instante da mudança de estado do sinal de clock.
Flip-Flop T: É um flip-flop util para contagens. Sinais repetidos à entrada farão que o flip-flop mude seu estado a cada transição de nível alto-para-baixo da entrada de clock.
Flip-flop D: Este flip-flop possui uma entrada, que é ligada diretamente à saída. Quando o clock é mudado, independentemente do valor atual da saída, ele irá assumir o valor 1 se D = 1 ou o valor 0 se D = 0.
Flip-flop J-K: Este flip-flop aprimora o funcionamento do flip-flop S-R interpretando a condição S = R = 1, que no flip-flop S-R seria considerada inválida, como um comando de inversão.
- Objetivo:
Através da utilização da placa de experiências ED03, serão observadas, experimentalmente, algumas das características dos principais tipos de flip-flops.
- Material Necessário:
-Placa de experiências ED-03;
-Módulo Universal 2000.
- Procedimento:
4.1- EXPERIÊNCIA 1: FLIP-FLOP JK MESTRE-ESCRAVO
[pic 1]
4.2- EXPERIÊNCIA 2: FLIP-FLOP TIPO D
[pic 2]
4.3- EXPERIÊNCIA 3: FLIP-FLOP D UTILIZANDO ENTRADAS PRESET E CLEAR
...