TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Ondas

Casos: Relatorio Ondas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/8/2012  •  914 Palavras (4 Páginas)  •  1.378 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo

O procedimento experimental consistiu em basicamente três práticas que foram realizadas com o auxílio do trilho de ar. A primeira prática tinha como objetivo observar a conservação da quantidade de movimento, a qual foi realizada duas vezes alternando a massa do cavaleiro que se deslocaria sobre o trilho de ar, a qual foi aumentada durante a segunda vez. O procedimento ocorreuposicionando dois cavaleiros sobre o trilho de ar em seu centro, alinhando seus sensores, o segundo cavaleiro foi impulsionado colidindo com o primeiro e transferindo parte de sua velocidade. Os dados de posição por tempo foram armazenados pelo microcomputador com o aplicativo Science Workshop. A segunda prática pode-se observar a conservação de energia na colisão inelástica,o procedimento experimento desta prática foi similar ao da primeira, alterando somente pela acoplagem de uma agulha e uma borracha, um em cada cavaleiro, os quais após a colisão se acoplariam e seguiriam com mesma velocidade. A última prática consistiu em uma pequena elevação do trilho de ar (entre 1º e 3º)colocando o trilho de ar na extremidade mais e alta e acoplando elásticos nas extremidades do trilho, o cavaleiro seguia o percurso chocando-se com cada extremidade. Os resultados obtidos nos experimentos um e dois, foram feitos de forma análogas, já que a única diferença é a massa dos cavaleiros, pode-se determinar que neste caso houve conservação do momento linear, pela proximidade dos resultados. No terceiro procedimento, houve maior perda de energia pelo experimento na colisão e no atrito.

Introdução

Colisões são eventos isolados, nos quais dois ou mais corpos exercem forças entre si em um curto espaço de tempo. Durante uma colisão há uma troca de energia entre os corpos envolvidos entre si, ou com o meio.

Se analisarmos colisões com o interesse focado na trajetória dos corpos que colidiram poderemos ter dois tipos de colisões: colisõesunidimensionais, que são aquelas cuja trajetória dos corpos não é alterada; e colisões bidimensionais, que são aquelas em que a trajetória é alterada. Já se analisarmos colisões com o foco em uma possível conservação de energia podemos considerar colisões de dois tipos básicos: colisões elásticas, onde a energia é conservada; e inelásticas, onde há uma pequena perda de energia no sistema considerado.

Outro fator importante a ser considerado no estudo de colisões é o coeficiente de restituição. Existem duas fases durante uma colisão: a deformação e a restituição. Quando dois corpos que colidem entram em contato, inicia-se a fase da deformação, que se encerra quando os dois corpos ficam em repouso entre si. Imediatamente depois, inicia-se a fase da restituição que irá terminar com a separação dos corpos. Em alguns casos não a restituição, ou seja, os corpos se deformam e não retornam ao seu estado original. Um exemplo seria a colisão entre dois automóveis. O coeficiente de restituição é definido como o quociente entre a velocidade de afastamento (velocidade relativa entre os corpos após a colisão) pela velocidade de aproximação (velocidade relativa entre os corpos anterior à colisão).

Procedimento Experimental

Materiais

- Trilho de ar modelo Pasco

- Sensores de ultrassom

- Computador com software Science Workshop

- Interface Pasco 750

- Dois cavaleiros com kit de acessórios

- Balança mecânica

Inicialmente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com