TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Tubo de Venturi

Por:   •  18/8/2016  •  Relatório de pesquisa  •  328 Palavras (2 Páginas)  •  1.663 Visualizações

Página 1 de 2

titulo: tubo de venturi

introdução

O Tubo de Venturi é um instrumento utilizado, essencialmente, para medir a velocidade de escoamento de um fluído no tubo através de um manômetro. Mas nosso experimento tem como objetivo evidenciar o Princípio de Bernoulli, que diz que se a velocidade de uma partícula de um fluido aumenta enquanto ela se escoa ao longo de uma linha de corrente horizontal, a pressão do fluido deve diminuir e vice-versa.

Seguindo este princípio, em um sistema ideal, a expectativa é que, conforme o fluxo passava ao longo do tubo, a pressão interna deste diminuísse e ocorreria um desnível no líquido dentro dos manômetros, sendo este desnível proporcional à velocidade do fluido acima do manômetro (quanto maior a área da seção menor a velocidade).

Essa relação se deve à equação da vazão em massa (Qm): Qm = df.v.A, onde df é a densidade do fluído, v é a velocidade e A é a área da seção. E, seguindo o princípio da conservação das massas, a Qm é constante, logo df .v.A = CTE, e uma vez que a densidade do fluído é a mesma, temos v.A = CTE, ou seja, quanto menor a área da seção maior a velocidade.

procedimento experimental

Para isso utilizamos o tubo de Venturi com dois manômetros conectados em regiões distintas, e para gerar o fluxo do fluído (ar atmosférico), foi utilizado uma espécie de ventilador com controle de velocidade, que direcionava o ar para o tubo.

Após a estabilização do sistema, o resultado obtido foi igual ao esperado no primeiro manômetro, e diferente no segundo:

conclusões

Como esperado, devido à diferença de pressões, o fluído azul do primeiro manômetro desnivelou para baixo no lado esquerdo e para cima no direito.

Já no segundo manômetro o resultado divergiu do previsto, o que se deve ao fato do experimento não ser realizado em um sistema, pois as turbulências geradas influenciam para que ocorram forças que agem no fluído do manômetro, gerando o resultado obtido.

referencias

http://www.engbrasil.eng.br/pp/mf/aula8.pdf;

http://www.grupoescolar.com/pesquisa/principio-de-bernoulli.html

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (50.7 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com