TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Tubo Pitot

Por:   •  14/11/2019  •  Relatório de pesquisa  •  326 Palavras (2 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 2

1. OBJETIVO

O intuito do experimento, foi observar o funcionamento do Tubo de Pitot., analisar as velocidades do fluído, e realizar a medição da mesma, através do manômetro.

2. INTRODUÇÃO

Henri Pitot nasceu em Aramon na França, em 1695, foi um importante engenheiro hidráulico. Começou os seus estudos em matemáticas e astronomia em Paris. Inventor do sistema, o tubo se possibilita calcular a velocidade de algum fluído através da análise da partícula, a variação da resistência, a rotação de um hélice e a diferença de pressão. É muito usado em hidrologia para calcular vazões em rios, canais e entre outros reservatórios.

2.1 APLICAÇÃO EM AVIÕES

Conhecido como instrumento estático, o dispositivo mede a pressão atmosférica. Os dispositivos são conhecidos como altímetro, indicador de velocidade do ar e indicador de velocidade vertical.

O sistema é instalado a um Tubo de Pitot que transfere a resposta para o interior da máquina, quando o avião decola ou pousa, a pressão do ar altera e a função do aparelho é representar fisicamente e matematicamente. Os tubos de Pitot que são utilizados em aviões possuem sistema de aquecimento, para evitar o congelamento, pois já ocorreram acidentes, devido a obstrução de um ou mais tubos de Pitot por gelo.

3. MATERIAS E METÓDOS

Dentre os materiais usados no experimento estão:

TUBO DE PITOT

VACUÔMETRO

BOMBA

MANÔMETRO

3.1 MÉTODOS DE MEDIÇÃO

As medições foram feitas, ajustando se a altura do sensor, registrando o valor da velocidade, essas alterações nos valores afetavam diretamente no valor da pressão, que era medido pelo manômetro.

4. RESULTADOS E ANÁLISE

Volume (m3) Tempo (s) Qreal (m3/s)

- - 0,0025 - 4800

- - 0,0023 - 4500

- - 0,0022 - 4200

- - 0,0020 - 3800

- - 0,0019 - 3500

Foi analisado que quanto menor o diâmetro do tubo a velocidade é maior e a pressão também.

5. CONCLUSÃO

Neste experimento foi realizado o primeiro contato com o tubo de Pitot fora da teoria, nele pudemos ver que o líquido quanto mais no centro, terá uma velocidade maior devido ao baixo atrito com as paredes, conforme o exercício de Bernoulli.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (31.9 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com