TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de estagio - energia solar

Por:   •  14/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.386 Palavras (10 Páginas)  •  2.460 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

CENTRO DE ENSINO EDUCACIONAL DO PIAUÍ - CEUPI

COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA ELÉTRICA

COORDENAÇÃO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Relatório de Estágio Supervisionado Curricular I

Francisco Adno de Carvalho

Teresina-Piauí

2018

FRANCISCO ADNO DE CARVALHO

Relatório de Estágio Curricular Supervisionado I

Relatório de estágio supervisionado obrigatório apresentado como requisito final à disciplina Estágio Curricular Supervisionado I, do Curso de Engenharia Elétrica do Centro de Ensino Unificado do Piauí - CEUPI.

 

Teresina-Pi

2018

IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

Identificação do estagiário:

Nome: Francisco Adno de Carvalho     Matrícula: 102120

Curso: Engenharia Elétrica

Identificação da Empresa:

Nome: EBS ENGENHARIA LTDA

Endereço: Av. Presidente Kennedy 2680, AP-302, Sala A, Bloco Figueres, Samapi.

Cidade: Teresina-Pi

Telefone: 86 99551-4461

Área na empresa onde foi realizado o estágio: Elaboração de projetos

Início do estágio: 18/06/2018

Término do estágio: 20/07/18

Duração em horas: 90

_______________________________

Professor orientador


  1. Introdução

Este relatório tem como finalidade a apresentação das atividades desenvolvidas durante estágio supervisionado realizado pelo aluno do curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica no Centro de Ensino Educacional do Piauí – CEUPI, Francisco Adno de Carvalho, como parte dos requisitos necessários para a conclusão do curso.

O estágio foi realizado no período de 18 de junho de 2018 a 23 de julho de 2018, na empresa EBS Engenharia em Teresina, Pi, situada na Av. Presidente Kennedy 2680, onde foi cumprida uma carga horária de 4h/diárias, perfazendo um total de 90 horas.

As principais atividades desenvolvidas durante a execução do estágio tiveram embasamento no ramo de energias renováveis, acompanhando e supervisionando as atividades em campo, bem como auxiliando na criação de planilhas para instruir elaboração de propostas para serviço de consultoria.

  1. Organização do Relatório de Estágio 

Este relatório de estágio está estruturado em três partes: A primeira apresenta um embasamento teórico que servirá de apoio para a descrição dos sistemas de energia alternativas existentes e o que foi utilizado no projeto executado durante o estágio; na segunda parte são descritas as atividades desenvolvidas; na terceira parte são apresentados os resultados obtidos para cada atividade realizada; e por último, nas conclusões, é feita uma abordagem da experiência adquirida e a importância do estágio para a vida acadêmica e carreira profissional.

  1. Embasamento Teórico
  1. Fontes Alternativas de Energia

Uma grande preocupação nos dias atuais é a questão da sustentabilidade, principalmente quando falamos em desenvolvimento e crescimento das nações. No entanto, o elevado consumo de energia na atualidade associado com a grande dependência dos recursos não renováveis tem se revelado um dos grandes problemas enfrentados mundialmente e por isso tem sido crescente a busca por fontes de energia que possam abastecer a sociedade sem prejudicar o meio ambiente e de modo que não afete as possibilidades das gerações futuras.

As tradicionais fontes de energia ainda constituem a base mundial da geração de eletricidade – como as grandes usinas hidrelétricas, termelétricas a carvão e petróleo e usina nucleares. Entretanto, tem-se observado a participação crescente de fontes alternativas de eletricidade em muitos países. Alguns exemplos são a pequenas centrais hidrelétricas, os geradores eólicos, os sistemas solares térmicos, os sistemas fotovoltaicos e as termelétricas e microturbinas alimentadas a gás natural. Essas últimas, embora utilizem um combustível fóssil não renovável, são mais eficientes e menos poluidoras do que as modalidades de geração baseada na queima do carvão ou do petróleo (MMA, 2013). O conceito de energia alternativa não é exclusivo das fontes renováveis, entretanto a maior parte dos sistemas alternativos de geração de eletricidade emprega fontes renováveis.

Embora ainda tímidas e com participação muito reduzida na matriz energética mundial, o uso das fontes alternativas vem crescendo muito em todo o planeta. Em diversos países, apesar de suprirem apenas uma fração da demanda de eletricidade, essas fontes já são consideradas maduras e ocupam importante espaço nas políticas públicas e nos investimentos privados. Os custos das fontes alternativas de energia estão caindo com o aumento da escala de utilização e o preço da energia elétrica por elas gerada em muitos países já se equipara ao da energia produzida pelas fontes tradicionais. Além de todas as vantagens citadas, a utilização de fontes alternativas motiva o desenvolvimento tecnológico e traz benefícios econômicos indiretos.

Normalmente as vantagens econômicas das fontes de energia são analisadas apenas sob a ótica do custo da energia elétrica produzida, entretanto existem ganhos associados quando se utilizam fontes alternativas.

  1. Células Fotovoltaicas

A estrutura básica de uma célula fotovoltaica, ilustrado na Figura 1, é composta por: duas camadas de material semicondutor (Silício Tipo-P e Tipo-N); uma grade de barras metálica superior e base metálica inferior (película de alumínio ou de prata) que são os terminais elétricos que fazem a coleta da corrente elétrica produzida pela ação da luz; uma camada translúcida (vidro) que recebe a luz. Uma célula comercial ainda possui uma camada de material antirreflexivo, normalmente feita de nitreto de silício ou de dióxido de titânio, necessária para evitar reflexão e aumentar a absorção de luz pela célula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)   pdf (316.8 Kb)   docx (817.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com