TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Estágio - Gestão De Pessoas

Trabalho Escolar: Relatório Estágio - Gestão De Pessoas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2013  •  2.079 Palavras (9 Páginas)  •  6.343 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

1. A ORGANIZAÇÃO 4

2. ÁREA DA ADMINISTRAÇÃO: GESTÃO DE PESSOAS 5

2.1. Administração de Recursos Humanos 5

2.2. Recrutamento e seleção de pessoal 6

2.3. Principais atividades do departamento de RH 6

2.4. Posição do departamento de RH na estrutura hierárquica da organização 6

2.5. Descrição de parceria entre os gerentes operacionais e o departamento de RH 6

2.6. Competências 6

2.7. Treinamentos 7

2.8. Plano de Carreira 7

2.9. Sistema de remuneração 7

2.10. Programas de benefícios 8

2.11. Liderança e poder 8

2.12. Cultura forte ou fraca e clima da empresa 8

2.13. Ambiente de trabalho 9

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 9

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10

INTRODUÇÃO

Este relatório possui a finalidade de apresentar a implantação do conhecimento teórico, abordado durante o curso de Administração, em prática, através do desenvolvimento do programa de estágio. Diante de tal conjuntura, com o objetivo de tornar claro esse documento, o trabalho está dividido em dois capítulos.

No primeiro, encontra-se a exposição da organização onde foi realizado o estágio: a empresa. São exibidas de forma objetiva suas características, como por exemplo, fundação, ramo, total de colaboradores, principais atividades realizadas, localização e organograma.

Para obter uma melhor compreensão do segundo capítulo, o mesmo depara-se ramificado em várias seções. Elas abordam o conceito de Administração de Recursos Humanos, setor onde foram desenvolvidas as atividades e a maneira que o departamento funciona dentro da empresa em questão.

Enfim, nos últimos capítulos encontram-se as considerações finais feitas pela colaboradora, como apontamento dos pontos a serem melhorados.

A figura a seguir apresentará o Organograma Funcional da organização.

Após a descrição das características da empresa, serão expostas no segundo capítulo as áreas da administração desenvolvidas durante o período de estágio.

2. ÁREA DA ADMINISTRAÇÃO: GESTÃO DE PESSOAS

Antes de iniciar a descrição das atividades realizadas e correlacioná-las às disciplinas estudadas durante o curso, fez-se imprescindível introduzir a característica do setor (Recursos Humanos) onde são desempenhadas as tarefas.

2.1. Administração de Recursos Humanos

Apesar de ser denominado Recursos Humanos (RH), o setor onde são realizadas as atividades possui maiores características do Departamento Pessoal (DP). O Departamento Pessoal é um subsistema do RH e, segundo Marras (2002, p. 189), “tem por objetivo efetivar todos os registros legais e necessários para a administração burocrática exigida pelas práticas administrativas e pelas legislações que regem a relação ‘capital e trabalho’”. Em contrapartida, a administração de Recursos Humanos possui uma “(...) gestão mais dinâmica e focada no desenvolvimento e na motivação das pessoas. Preocupa-se com os interesses dos colaboradores” (KNAPIK, 2006, p. 41).

O RH da FELINI realiza todas as funções do DP, tais como: admissões e demissões de empregados, registros legais em controles diversos, aplicação e manutenção das leis trabalhistas e previdenciárias, Folha de Pagamento (férias, 13º salário etc.) e normas disciplinares (norma de horas extras, faltas, atrasos etc.). Contudo, a organização também aplica, parcialmente, o uso da Administração de Recursos Humanos tradicional através dos subsistemas de recrutamento e seleção, remuneração, departamento pessoal, higiene e segurança do trabalho.

2.2. Recrutamento e seleção de pessoal

O recrutamento é feito conforme a necessidade funcional da empresa, quando necessário aumentar o quadro de funcionários ou repor vagas em aberto existe uma parceria com uma empresa especializada em serviços temporários, onde essa seleciona o curriculum que se encaixa no perfil da vaga e encaminha o candidato à empresa para a entrevista.

2.3. Principais atividades do departamento de RH

Controle de freqüência de colaboradores, folha de pagamento, apoio em processos admissionais, apoio em processos demissionais, atualização de dados dos colaboradores, elaboração de relatórios em geral.

2.4. Posição do departamento de RH na estrutura hierárquica da organização

O departamento de RH está ligado diretamente ao Departamento Administrativo e Financeiro da organização que vem após planejamentos e decisões da diretoria da empresa.

2.5. Descrição de parceria entre os gerentes operacionais e o departamento de RH

O departamento que responde pelo RH deve trabalhar em conjunto com o diretor, pois este opera de maneira direta com os funcionários de todas as áreas, assim contribuindo para a consolidação do serviço do departamento de RH em manter a empresa em harmonia de satisfação e rendimento.

2.6. Competências

Os modelos de administrativos com foco em competências e habilidades se enquadram dentro do conceito de RH Estratégico e nasceram inseridos num contexto de competitividade crescente como uma forma inovadora e inteligente de atender às novas demandas dos ambientes organizacionais. De inicio, é importante esclarecer que quando falamos sobre competência estamos adotando sua definição mais amplamente utilizada: "Conjunto de conhecimentos, habilidades, comportamentos e aptidões que possibilitam maior probabilidade de obtenção de sucesso na execução de determinadas atividades. "Disponível em: http://www3.catho.com.br/salario/action//artigos/Modelos_de_Habilidades_e_Competencias.php.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com