TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de fisica

Por:   •  12/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  844 Palavras (4 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

Este relatório contém experiências realizadas em sala de aula com quatro instrumentos de medidas: a trena, o paquímetro, o micrômetro e a balança de precisão, com o intuito de se encontrar o comprimento, a altura, a profundidade e a maça de uma peça de madeira específica.

Objetivo Teórico

Os experimentos têm como objetivos o aprendizado de se medir as grandezas corretamente, como se usa os quatros instrumentos citados e para a formulação matemática adequada para os erros facilmente cometidos.

RELAÇÃO DE MATERIAL

Peça retangular de madeira, trena, paquímetro, micrômetro, balança de precisão.

Procedimento Experimental:

1º Passo: Utilização da trena:

O primeiro passo tomado em nossas experiências foi à utilização da trena, para encontrarmos o primeiro diâmetro. Para utilizar a trena devidamente, primeiramente marca-se um ponto fixo (por exemplo: 10 cm), para que saibamos corretamente o valor da medida na qual estamos à procura. Com isso podemos determinar o valor do diâmetro da peça de madeira, posicionando-a em um valor específico e visualizando onde exatamente encontra-se a outra ponta da esfera. De acordo com a peça de madeira na qual utilizamos no experimento, o valor do diâmetro encontrado através da madeira foi de 49 cm.

2º Passo: Utilização do Paquímetro:

Como a trena não é totalmente precisa, precisamos então de outro instrumento de medida para nos confirmar aquele valor. Com isso entramos no segundo passo, que é a utilização do paquímetro. Mesmo sendo um instrumento mais confiável que a trena, os dois são muito parecidos na medição do diâmetro. Para utilizá-lo corretamente, deve-se posicionar a peça de madeira entre os dois bicos, fazendo com que cada lado do bico esteja tocando de levemente na peça (apertar muito a peça faz com que o valor do diâmetro fique errado), caso não estejam corretamente posicionados, movimentar o cursor para que fiquem. Com a peça corretamente posicionada, visualiza-se no vernier em milímetros onde exatamente ficou o diâmetro da peça. Para saber onde é corretamente, precisa visualizar qual foi o primeiro ponto do vernier que alinhou devidamente com a régua ali presente. Com isso, visualiza-se da extremidade do bico até esse ponto. De acordo com a peça de madeira na qual utilizamos no experimento, o valor do diâmetro encontrado através do paquímetro foi de 48,2 mm. O Paquímetro também pode ser utilizado para medir o diâmetro pelo lado interno de objetos e também medir profundidade, que também foram utilizados nesse experimento.

3º Passo: Utilização do micrômetro:

A partir daqui utilizaremos agora uma terceira opção para a medição do diâmetro. Mais confiável que os dois anteriores, o micrômetro é um instrumento de medida altamente preciso. Para manuseá-lo corretamente devemos primeiramente abrir espaço nas esperas através da catraca, movimentando-a até que aja espaço suficiente. Após isso, prender a peça de madeira nas esperas sem apertar muito (apertar muito a peça faz com que o valor do diâmetro fique errado). Com isso feito, visualiza-se na escala retilínea quantos centímetros está marcando, e se no tambor a marca zero está batendo na linha central da escala. Caso isso não ocorra, deverá observar em quantos milímetros do tambor está batendo com a linha central da escala, caso fique entre dois números, voltar-se para o mais baixo. De acordo com a peça de madeira na qual utilizamos no experimento, o valor do diâmetro encontrado através do micrômetro foi de 24,92 mm, não batendo com o que os demais instrumentos marcaram.

Incluir a tabela de medidas obtidas na aula a que esta na folha com as medidas que fizemos

Elaborado quadro com as medições conforme abaixo:

TRENA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (47.1 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com