TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio hidrostatica

Por:   •  29/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  622 Palavras (3 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 3

Relatório de Hidrostática e Calorimetria

Aula Prática de laboratório


Introdução:


Nesta aula de pratica de laboratório, visamos determinar a densidade do álcool etílico comercial, usando instrumentos de laboratório para conferir volume e massa, para assim poder calcular a densidade desse liquido.


Objetivos:


Temos como objetivo nesta aula prática, calcular a densidade do álcool etílico comercial, usando como base para o calculo a água destilada e materiais de laboratório.
Temos como finalidade calcularmos, densidade através de volume e massa de um líquido.
Material:
- 1 pisseta com água destilada;
- Álcool etílico comercial;
- 1 picnômetro de 100 ml com termômetro;
- 2 béqueres de 150 ml;
- Balança analítica;
- Papel toalha;
Metodologia:
1-Pesamos um picnômetro de 100 ml com termômetro em uma balança analítica para determinar sua massa, e assim puder calcular seu volume pois com o calor excessivo, o picnômetro pode dilatar e alterar seu volume.
2-Após termos o peso do picnômetro,devemos encher com água destilada ate as extremidades, e colocar o termômetro e tire a temperatura da água, (tende a derramar um pouco de água assim teremos certeza que o instrumento esta bem calibrado),assim com o picnômetro bem cheio devemos pesar.
3-Após termos o peso da água, devemos esvaziar o picnômetro em um béquer, apósesvaziar o picnômetro enxágüe com álcool a fim de retirar algum resíduo de água, que possa ficar dentro do instrumento. 
4-Após ter retirado toda a água do instrumento, encha o com o álcool etílico comercial até as extremidades, e coloque o termômetro e tire a temperatura do álcool(tende a derramar um pouco de álcool assim teremos certeza que o instrumento esta bem calibrado),assim devemos pesar.
Resultado e discussões:
Resultados esperados ou não:
Espera-vamos obter resultado de 100 ml no picnometro o que não aconteceu, após obtermos a massa do instrumento e a massa da água podemos calcular q o volume do picnometro era de 106.833 ml assim nosso calculo deve partir desse ponto.
Discussões – Foi discutido como os fatores externos poderiam influenciar nos testes, como alterar as medidas do picnômetro, pesagem e as propriedades dos líquidos utilizados.
Resultados e causas de erros:
Resultado:
Para calcular a densidade do álcool teremos que,conhecer o volume do picnometro primeiro, para isso vamos pegar a densidade da água destilada que conhecemos da tabela para calcular assim o volume do instrumento.
Assim devemos calcular:
Massa do picnometro com água menos a massa do picnometro vazio.
Massa da água destilada=153, 553 
Temperatura da água a 27 graus
Massa do picnometro vazio= 47,036
Assim após calcular chegamos que a massa da agua e de 106, 833
A densidade da água conhecida na tabela era de 099, 7044

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (47.6 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com