TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Densidade dos Fluidos

Por:   •  4/6/2019  •  Artigo  •  730 Palavras (3 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 3

Densidade de fluidos e sólidos

Gabriel, Edivan, Daniele, Paulo e Valmir.
CCE1540 – Física Teórica Experimental II

Faculdade Estácio de Castanhal

e-mail: lohrmann.cruz@hotmail.com

Resumo: O relatório tem o objetivo de demonstrar o resultado da densidade de três líquidos e um sólido, obtidos experimentalmente em laboratório, além de comparar os valores experimentais com valores tabelados. O método do experimento foi desenvolvido com base na coleta de valores de massa e volume.

Introdução

Em mecânica dos fluidos, um conceito muito importante é o de densidade. Essa propriedade física é única de cada substância. Ela Não possui propriedades direcionais, logo é uma grandeza escalar. A densidade será igual à massa do objeto como um todo dividida pelo seu volume, à uma dada pressão e temperatura, quando o objeto for homogêneo, isto é, quando a densidade tiver o mesmo valor em todos os seus pontos. Significa afirmar, por exemplo, que a densidade da água pura em um volume de um litro é a mesma para um volume de um metro cúbico.

Na prática, dizer que um certo material A é mais denso do que um certo material B, significa que a concentração de massa por unidade de volume em A é maior do que B.Assim sendo, a densidade (d) é o quociente da massa pelo volume.  A unidade usada no Sistema Internacional (SI), é o kg/m³. (HALLIDAY et. al., 2015 (https://pt.wikipedia.org/wiki/Densidade).

[pic 1]

Densidade (d).

Procedimento Experimental:

Materiais utilizados:

03 picnômetros;

01 paquímetro;

01 bloco de madeira;

Água destilada;

Glicerina;

Álcool etílico;

Determinação da densidade de líquidos.

Para iniciar o procedimento, foi medida em gramas (g), a massa de um picnômetro vazio e anotado seu valor. O segundo passo, foi adicionar álcool etílico até enchê-lo completamente, em seguida, medir a massa em gramas (g) do picnômetro com a substância e também anotar o valor. Para dar continuidade, o processo foi o mesmo com a glicerina e a água destilada, ou seja, mediram-se em gramas (g) as massas dos picnômetros vazios, e no passo seguinte, as medições dos recipientes foram feitas contendo as duas substâncias restantes e anotaram-se os valores.

Para encontrar as massas do álcool, glicerina e da água destilada, foi subtraída a diferença dos respectivos recipientes contendo as substâncias. Obtendo assim, os seguintes valores de massa do Álcool etílico 43,16g; Glicerina 69,5g; Água destilada 55,66g.

Em seguida, de posse dos valores das  massas e sabendo que o volume de cada picnômetro é de 50 cm³, foi aplicada a relação da massa pelo volume para determinar a densidade das substâncias utilizadas no experimento.

Na etapa seguinte, foi calculado o erro experimental.

Erro experimental em porcentagem =

[pic 2]

Resultados e Discussões:

Na tabela 1 estão presentes os dados da densidade tabelados e os obtidos no experimento, além do erro experimental em porcentagem.

Tabela-1

Substância

Valor Experimental (g/cm³)

Valor Tabela (g/cm³)

Erro Experimental (%)

Álcool Elilico

0,860

0,790

8,860

Água Destilada

1,113

0,998

11,520

Glicerina

1,390

1,260

10,320

Determinação da densidade do sólido.

Com um auxílio de um paquímetro, mediu-se as dimensões do bloco de madeira.

Espessura = 34,5 mm;

Comprimento = 100,5 mm;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (175.1 Kb)   docx (554.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com